Top

Homenagem a Fernando Faro mostra bastidores das gerações da MPB

No dia 8 de março, a cantora Ná Ozetti vai se apresentar no Centro Cultural Banco do Brasil com a banda Mamparra para celebrar o jornalista e produtor musical Fernando Faro e seu programa “Ensaio“.

Com a intenção de mostrar o que rolava de mais interessante na cena da MPB, o Banco do Brasil financiou o projeto da série Luz, Câmera e Close, homenageando tanto os artistas que elevaram a música brasileira durante o século 20. No centro deste tributo, entretanto, está o jornalista e produtor musical Fernando Faro.

O vídeo mostra quão íntimas eram as entrevistas no programa “Ensaio”, que foi ao ar pela primeira vez em 1969, na TV Tupi. Quando saiu da emissora para trabalhar na TV Cultura, Faro teve que abandonar o nome (“Ensaio” tinha sido registrado pela Tupi), e seu novo programa se chamou “MPB Especial”, durando até 1975. Após a falência da TV Tupi em 1980, Faro conseguiu recuperar o nome antigo, mas o “Ensaio” da TV Cultura só começou em 1990.

Faro foi responsável por inúmeras entrevistas com grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Elis Regina. Mas isso foi só uma fração do enorme trabalho de Faro pela música brasileira: em sua carreira, Faro produziu músicas de artistas como Ney Matogrosso, Chico Buarque e Dorival Caymmi.

O programa “Ensaios” não mostrava os artistas tocando em planos abertos, como se fossem apenas shows — a câmera mostrava as mãos, as faces e os instrumentos de perto, refletindo a intimidade que Faro tinha com a música.

Fernando Faro morreu de infecção pulmonar aos 88 anos, no dia 24 de março de 2016. Após a morte de seu idealizador, a TV Cultura continuou exibindo reprises do programa “Ensaios”.

Os ingressos do show custam R$20 (inteira) / R$10 (meia) e podem ser comprados no próprio CCBB ou na internet, pelo site Eventim. O CCBB fica na rua Álvares Penteado, 112, no Centro de São Paulo.

Mais de Cultura