Top

Moçambique é aqui

Esculturas que remetem elementos humanos, conceitos de construção e imagens sagradas são o mote do trabalho de Emanuel Vasco Nunes, que abre a exposição “Inspirações”, na Galeria É nesta quinta-feira (26.10). O escultor construtivista mostra, desta vez, claramente seu conceito aplicado nas modelagens com relação do homem com a Natureza.
“Esses elementos místicos aparecem nessas obras que retratam o ser humano sem rosto, apenas com olhos, nariz e boca demarcados pela metade e com a ausência da retina para justamente ser vista pelo olhar e percebida através dos sentidos e pelo ato de comunicar. O observador fecha esse ciclo”, conta.

A aparência característica das peças se explica. Por ser moçambicano (mas radicado no Brasil), esculturas e máscaras são comuns na África.
“O nosso rosto é para os outros. A outra parte, que é nossa, são os sentimentos, e esses nem todos conseguem enxergar”, termina.
O escultor trabalha com bronze, metal e outras matérias-primas, e suas obras estão distribuídas em várias partes do mundo, como Portugal, Rússia, França, Estados Unidos, Itália, Turquia, Holanda, Suíça e Espanha.

Mais de Cultura