Top

“É arrogante parar de ouvir uma banda porque faz sucesso”, diz Hugh Harris, do The Kooks

Por Marcela Zanetti

A banda The Kooks desembarcou,nesta última quarta-feira (26), pela terceira vez no Brasil com apresentação em São Paulo, no Citibank Hall.  Os britânicos também têm show marcado para o dia 27 de outubro, no Rio de Janeiro e a banda está mais do que animada em regressar ao país. “Não poderíamos estar mais contentes por voltar. A atmosfera é borbulhante e é tudo muito alegre e contagiante!”, afirma o guitarrista Hugh Harris em entrevista à RG.

Leia Mais: The Kooks volta ao Brasil em outubro para shows no Rio e em SP

O grupo já havia performado por aqui no festival Lollapalooza em 2015 e também em um show fechado no começo de 2012. Mas para Harris, não existe um palco preferido. “Para que escolher? Gosto dos dois tipos de show”, conta. E continua: “Tocar em festivais é ótimo pois você pode se conectar com pessoas que normalmente não assistiriam a um show seu, por outro lado um concerto em uma casa de shows tem uma vibe muito mais intensa”, explica.


Próximos Projetos

Harris chega para divulgar o último álbum do quarteto, “Listen”, lançado em 2014. Além do disco, a apresentação trouxe ao palco muitos clássicos, como “Ooh La”e “Naive”. Mas vem mais coisa boa por aí! Segundo o cantor, definitivamente estamos perto de escutar novas músicas do grupo. “Não posso muito dar detalhes, mas o primeiro semestre de 2017 será um bom período para os fãs”.

Leia Ainda: Antes do Lollapalooza, artistas fazem shows intimistas em outras capitais

Além disso, o compositor  também está trabalhando em projetos paralelos. “É uma junção de ideias que tenho tido há tempos e que não necessariamente fazem sentido dentro de uma banda. O que posso dizer é que são melodias intensas e muitas inspirações latinas”, avisa. Ainda não há data certa para o lançamento desse trabalho: “não quero ter pressa, precisa ficar perfeito”.


The Kooks com o passar do tempo

Em relação a como The Kooks mudou durante os doze anos de carreira, Harris brinca: “Acho que se tem uma coisa que não fizemos foi amadurecer (risos)”. Com cinco álbuns em seu portfólio, Hugh conta que a banda está muito mais tranquila e relaxada em relação à música. “Hoje em dia sabemos filtrar melhor nossas inspirações e entender o que serve e o que não serve para o The Kooks”.

O pianista também exalta o fato de que atualmente é muito mais fácil ser reconhecido. “Em 2004 tínhamos que nos jogar em pequenos shows e apresentações em bares. Hoje em dia a internet se tornou uma plataforma muito mais fácil para divulgar seu trabalho e fazer sucesso. Pode ser que exista muito mais competição, mas a música boa sempre irá se destacar”.

Quando o assunto é o indie-rock, que tem se tornado cada vez mais mainstream, o cantor polemiza. “Lá no fundo, é o que todo músico deseja, que todo mundo goste de sua música. Não gosto de pessoas arrogantes que param de escutar uma banda quando ela se torna famosa”.

Para finalizar,  o artista também divulga que o som que não pode faltar em sua playlist é o da banda londrina Palace: “A arte deles é maravilhosa e eles também escrevem músicas lindas”, elogia.

Ouça o último album do The Kooks abaixo:

Mais de Cultura