Top

Com desejos de viajar o Brasil inteiro e parceria com Rodrigo Amarante a caminho, Devendra Banhart fala sobre seu novo álbum

Por Marcela Zanetti

Devendra Banhart é a definição pura da arte. O cantor, que já teve passagem pelo Brasil em 2013, lança agora seu novo disco, “Ape in a pink marble”, o oitavo trabalho do artista. Em entrevista a RG , Banhart conta um pouco sobre suas inspirações para o disco e o amor pelo país.

O Japão é a grande referência do álbum que produziu em parceria com Noah Georgeson e Josiah Steinbrick. “Imagine o bairro japonês que existe em sua cidade. É de lá que vem minha inspiração”, explica. “No ritmo, eu também quis invocar uma vibe que senti num hotel em que fiquei na minha passagem pelo Japão. A musica clássica japonesa ecoava no lobby e pensei ‘tenho que fazer algo com esta melodia'”, exclama o cantor.

Leia Mais: Marisa monte lança single com participação de Devendra Banhart

E realmente foi o que fez, como é possível notar em músicas como “Mara” e “Fancy Man”. “Procurei achar os mesmos acordes em clássicos instrumentos japoneses, assim como descobrir uma maneira de ‘envelhecer’ um pouco o som, dar um toque vintage ao disco”, explica. Para isso, o trio colocava pilhas velhas nos sintetizadores, até achar o ritmo perfeito para atmosfera que queriam criar.

Sobre ter gravado o álbum na Califórnia, Devendra polemiza: “É preciso saber diferenciar Los Angeles do resto do estado. As pessoas tendem a reduzir toda uma meca escondida a apenas a cidade cosmopolita que é L.A. e isso tem de acabar.” E continua: “A Califórnia é um lugar para se perder, para se inspirar. São tantas paisagens paradisíacas e ambientes cheios de natureza…É quase um paraíso ecológico, realmente. Ótimo para se encontrar”


SOBRE O BRASIL

Não é segredo nenhum que o artista tem um grande carinho pelo país. Já tendo trabalhado com grandes nomes como Caetano Veloso e Marisa Monte, o cantor explica um pouquinho sobre a gravação do single ‘Nu com a Minha Música”, lançado no começo de 2016: ” Foi uma grande honra trabalhar com Marisa, ela é super talentosa, o que não é nenhuma novidade, mas também é tão humilde e tão pé no chão, que realmente fiquei encantado”, admira.

Leia Ainda: Devendra Banhart chega ao Brasil

Banhart, que também é muito próximo do cantor e compositor Rodrigo Amarante, avisa que bons projetos estão a caminho. “Estamos trabalhando em uma produção audiovisual, que espero dar continuidade no próximo ano, mas não posso falar muito sobre o assunto”, confidencia o compositor.

E ainda afirma estar sentido muita falta daqui. “Gosto muito do Brasil e ainda quero conhecer o país inteiro. Desde a Bahia até Minas Gerais, Rio e São Paulo, que já conheço mas quero viver  um pouco mais as cidades. Espero fazer shows por aí logo, logo” avisa.

Ouça o novo álbum abaixo:

Mais de Cultura