Top

In-Edit: São Paulo tem festival de documentários musicais; programação

A partir de quarta-feira (07.09), São Paulo recebe a 8ª edição do In-Edit Brasil (Festival Internacional do Documentário Musical), que acontece até 18 de setembro. Esta edição faz uma homenagem ao premiado diretor britânico Tony Palmer e celebra a diversidade musical através dos 57 títulos selecionados. Confira aqui a programação completa!

Os filmes e atividades paralelas do festival – como feira de vinil, debates, encontros e seminário – acontecem no Cinesesc, SPcine Olido, SPcine Lima Barreto (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e em 6 CEUs do Circuito SPcine.

A abertura, uma cerimônia para convidados e para o público, terá a première nacional do longa “Eat That Question – Frank Zappa in His Own Words”, de Thorsten Schütte. O filme, que retrata intimamente o músico Frank Zappa – considerado um dos maiores gênios da musica de todos os tempos – será exibido às 20h30, no CineSesc. (Retirada de ingresso uma hora antes, sujeito à lotação da sala).

Outro destaque é a exibição em 3D de “Wacken”, documentário do festival de heavy metal mais aclamado do mundo.


PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR
O show “Time Will Burn”, com integrantes das bandas: Pin-Ups, Second Come, Killing Chainshaw e Mickey Junkies, tocará clássicos, na área externa da Cinemateca, encerrando o festival, no dia 18 de setembro. A programação ainda terá show com Chico Saraiva e as bandas Fábrica de Animais e Invasores de Cérebros.

SELEÇÃO ESPECIAL
Com Palmer, o festival apresenta oito títulos selecionados em parceria com o diretor, de artistas como Beatles, Maria Callas, Leonard Cohen e Cream. Presença confirmada no festival, o diretor vem ao Brasil para apresentar seus filmes e participar de uma MasterClass na sexta (16.09), às 18h30 no Cine Matilha, com entrada gratuita. Na sua seleção, estão: “Maria Callas (1987)”, “All My Loving” (1968), “All Along The Watchtower: Sour Rock” (1977), “Leonard Cohen: Bird On A Wire (1974)” “Menuhin (1990), The Beatles & W W II (2016), Cream’s Farewell Concert (1969) e o curta “Tangerine Dream – Live at Coventry Cathedral” (1975).

COMPETIÇÃO NACIONAL
Na Competição Nacional, um total de 5 títulos inéditos no circuito comercial, cujo vencedor entrará no circuito do festival. Na disputa, o inédito “Waiting for B.”, de Paulo César Toledo e Abigail Spindel, que mostra a saga dos fãs brasileiros da cantora Beyoncé; “Xingu Cariri Caruaru Carioca”, de Beth Formaggini, que viajou com o músico Carlos Malta pelo Brasil; “Danado de bom”, de Deby Brennand, sobre João da Silva – parceiro de Luiz Gonzaga em diversos sucessos; “Pedro Osmar, prá liberdade que se conquista”, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, sobre o multiartista paraibano Pedro Osmar; e “BRASIL HEAVY METAL: um filme, um sonho, uma declaração de amor ao metal brasileiro”, de Ricardo Michaelis, que faz uma bela homenagem ao heavy metal brasileiro.

MOSTRA BRASIL
Seleção com 8 títulos contemporâneos, como “Rogério Duarte, o Tropikaoslista”, de José Walter Lima, que conta a vida de uma das figuras mais importantes da Tropicália, morto em 2016; “Guerrilha – A Trajetória da Dorsal Atlântica”, de Frederico Neto e Alexander Aguiar, que retrata um dos nomes mais poderosos do heavy metal brasileiro; “Time Will Burn”, de Marko Panayotis e Otávio Sousa, que reúne bandas do underground brasileiro dos anos 90; “Coragem”, de Sebastião Braga, sobre o músico Felipe De Luna; “Além dos palcos e mais além”, de Gabriel Rosa, sobre o coletivo multimídia Viajarte; “Marrabenta, os sons de Moçambique”, de Victor Lopes, que conta a história do marrabenta, o ritmo mais emblemático do país; “Violeiro de Samba” de Charles Exdell, sobre a música e cultura do Recôncavo Baiano; “Violão-Canção: Uma Alma Brasileira”, direção do músico Chico Saraiva, que encontra sete mestres do violão para compartilhar suas experiências.

Mais de Cultura