Top

São Paulo tem mostra fotográfica sobre a vida de Frida Kahlo

O universo de Frida Kahlo, através de suas fotos, é tema da exposição Olhares sobre o México, que abre neste sábado (03.09), no Museu da Imagem e do Som (MIS). Com 240 fotos, a mostra fa um recorte sobre a vida desta famosa artista, detalhando anseios políticos, amores, infância, além do terrível acidente, que a fez ficar numa cama por um longo período. Segue até 20 de novembro.

A segunda parte da mostra foi organizada no Espaço Cultural Porto Seguro. Você pode começar a visitação em qualquer um dos lugares, pois há vans o dia inteiro fazendo o traslado de um espaço para o outro. A diretora do museu da Frida no México (Casa Azul), Hilda Trujillo, responsável pelo acervo, tem um bate-papo com o público, marcado pra 16h deste sábado. “O ser humano por trás das pinturas e dos autorretratos mundialmente famosos é o que está nesta exibição”, explica.

A seleção revela desde a infância até períodos de sua vida adulta, com imagens de autoria de seu pai e seu avô materno (fotógrafos profissionais), além de momentos eternizados pela própria artista e seus amigos fotógrafos Gisèle Freund e Nickolas Muray, entre outros. “O acervo reflete de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua tormentosa vida”, explica o curador Pablo Ortiz Monasterio.


ALAS
No MIS, a expo tem cinco seções: Origens (retratos familiares), Casa Azul (cenário de muitas das suas sessões fotográficas); Política (relacionadas a questões políticas, destaque para a revolução mexicana); Corpo acidentado (vida após o grave acidente que sofreu em 1925); Amores (pessoas importantes na vida sentimental e sexual da artista). No Espaço Cultural Porto Seguro, há 25 imagens com uma expografia especial com uma entrada inspirada na Casa Azul.

HISTÓRICO
Após a morte de Frida Kahlo, em 1954, uma coleção de memórias da emblemática artista mexicana ficou guardada por meio século a pedido de seu marido, Diego Rivera, em um banheiro na Casa Azul, local onde Frida viveu grande parte da sua vida e aonde veio a falecer. Só em 2007, a equipe da Casa Azul teve autorização para abrir este banheiro e, na data, um conjunto de 6.500 fotografias do acervo da artista foi revelado.

Mais de Cultura