Top

“Abaporu”, de Tarsila do Amaral, ficará em exposição até o fim de agosto, no Rio

Quem nunca teve a oportunidade de ir ao Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires), na Argentina, vai poder ver de perto uma dar obras mais contundentes e famosas de Tarsila do Amaral, no Rio de Janeiro. Durante todo o mês de agosto, “Abaporu” ficará em exposição no Museu de Arte Moderna (MAR), sob gestão do Instituto Odeon, na capital fluminense.

A abertura da exposição “A Cor do Brasil”, em decorrência dos Jogos Olímpicos Rio 2016, será nesta terça-feira (02.08), às 11h, com um bate-papo com os curadores. A cor do Brasil tem curadoria assinada por Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos. A realização é da equipe do Instituto Odeon/Museu de Arte do Rio; produção de Maria Clara Rodrigues, da Imago Escritório de Arte; com arquitetura de Leila Scaf Rodrigues; e identidade gráfica de Fernando Leite.

MOSTRA
Reúne mais de 300 peças, vindas da Argentina, do México e de outras 12 instituições espalhadas pelo Brasil, que cederam parte de seus acervos para a montagem da mais completa antologia da cor já apresentada na Cidade Maravilhosa.

O percurso é formado por obras-primas que vão de Frans Post (um dos mais importantes artistas neerlandeses, que no século XVII participou de expedição pelo nordeste do Brasil) a Tarsila do Amaral, considerada a primeira dama do modernismo nacional e autora de Abaporu (1928) e Antropofagia (1929), pinturas mundialmente conhecidas que retornam à cidade pela primeira vez desde o começo do século XX.

O público também terá a oportunidade de apreciar o elogio da beleza nas cores de Eliseu Visconti e Beatriz Milhazes.


A famosa pintura de Tarsila já está ao lado de outra obra da artista contemporânea, “Antropofagia”. No clique abaixo, você confere que as obras já estão pé com pé:

– Clique do Malba, de quando a pintura chegou ao Rio:

Uma foto publicada por MALBA (@museomalba) em

Mais de Cultura