Top

Oskar Metsavaht assina exposição que reabre o Museu Histórico da Cidade do RJ

Leva assinatura de Oskar Metsavaht a mostra “Divina Geometria”, que marca a reinauguração do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro – fechado pelos últimos seis anos. A exposição abre neste sábado (16.07), e tem como temática o Cristo Redentor.

Leia mais: Quentin Tarantino afirma que só vai fazer mais dois filmes antes de aposentadoria

Na mostra, resultado de uma pesquisa artística, arquitetônica e conceitual sobre o monumento, o símbolo nacional
ganha a leitura contemporânea de Oskar. As obras dele estarão expostas lado a lado com trabalhos que integram o acervo do Museu.

“Tive total liberdade de criação para compor cada obra, o que me permitiu percorrer caminhos diversos. Inspirado em sua arquitetura, sua pioneira construção e em sua simbologia espiritual e religiosa. A estátua, um dos primeiros monumentos de concreto armado realizados com esta técnica, definiu parte de nossa arquitetura modernista nas décadas seguintes. Também pesquisei a interpretação da imagem do Cristo pelos artistas góticos e renascentistas”, resume Oskar.

Leia mais: Cantora e atriz Izïa Higelin cria coleção para a Galeries Lafayette

A exposição revela ainda curiosidades, como o fato de a construção do Cristo Redentor ter sido um projeto precursor do crowdfunding. Em 1921, a Igreja conclamou paróquias, devotos e cariocas das mais variadas classes para fazerem doações e, assim, arrecadou a verba necessária para colocar de pé o projeto.

“Divina Geometria” surgiu a partir de um convite da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cooperação da representação brasileira da UNESCO e patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.

Siga RG também no FB!

SERVIÇO
Exposição :: Divina Geometria – Cristo Redentor por Oskar Metsavaht
Local :: Museu Histórico da Cidade (Estrada Santa Marinha, s/n, Parque da Cidade – Gávea) Data :: 17 de julho a 2 de outubro de 2016
Horário :: 3a feira a Domingo, das 10h as 17h
Entrada franca

Mais de Cultura