Top

Academia do Oscar convida brasileiros em busca de maior diversidade

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar (maior premiação do cinema mundial) convidou um número recorde de pessoas para entrar no quadro de jurados. Entre os 683 listados pela Academia, 11 são brasileiros. Entre os nomes, estão Anna Muylaert, de “Que horas ela volta?“, Alê Abreu, de “O Menino e o Mundo“, indicado ao Oscar deste ano na categoria de “Melhor Animação” e o produtor Rodrigo Teixeira, responsável por ter ajudado a lançar obras como “Frances Ha” e “A Bruxa“.

Leia Mais: “A noite do Oscar 2016, por Eleonora Rosset”

Esta não é a primeira vez que membros do cinema nacional são convidados para ser jurados da premiação. Anteriormente, a Academia já havia chamado a atriz Sonia Braga, os diretores José Padilha e Walter Salles e até o documentarista João Moreira Salles. Com cerca de 46% de mulheres e 41% não brancos, o quadro vem crescendo a cada ano, porém o alto número de membros cumpre a promessa da Presidente Cheryl Boone Isaacs, que anunciou planos para uma reformulação completa do perfil de seus associados após a polêmica de falta de diversidade entre os indicados à premiação de 2016.

Ao total, a lista de integrantes inclui 283 estrangeiros, de 59 países diferentes. Os novos participantes se somam aos cerca de 7 mil membros já existentes, que serão responsáveis por escolher os melhores filmes, atores e técnicos de cinema para a edição de 2017. Todos os nomes podem ser conferidos no site oficial da Academia.

Mais de Cultura