Top

“Ele me ajudava a decorar as cenas”, diz filho de Fábio Assunção sobre primeiro longa

Por André Aloi

Aos 13 anos, João Assunção tem gostos que são unanimidade a outros adolescentes de sua idade, em São Paulo. No tempo livre, gosta de ver seriados no estilo de “Walking Dead”, filmes de guerra, de videogame (na linha de “Battlefield”), além de praticar muay thai duas vezes por semana… Não fosse um porém: é filho do ator global Fábio Assunção e da PR Priscila Borgonovi.

Pela primeira vez, poderá mostrar seu DNA artístico ao lado do pai, no longa “Entre Idas e Vindas”, do diretor José Eduardo Belmonte – chega aos cinemas em 21 de julho. “Foi mais fácil do que com os outros atores, porque tenho mais intimidade. Ele me ajudava a decorar as cenas. Na hora que a gente estava gravando, me falava umas técnicas”, explica em entrevista exclusiva a RG. Ele contracena com Ingrid Guimarães, Caroline Abras e Rosanne Mulholland.

Antes das telonas, só tinha feito um comercial quando tinha por volta de 4 ou 5 anos. “Não lembrava de nada”, desabafa. Ele não se preparou para este personagem, e nem correu atrás para a vaga. Foi o pai que teve a ideia. “Ele ia fazer esse personagem com um filho e deu a ideia para o diretor, que adorou”, relata. “Foi meio surpresa quando ele falou (para mim), não sabia de nada”, ri.

No momento, ele ainda está indeciso se vai estudar teatro ou seguir uma profissão mais “tradicional”, por assim dizer. Mas não há pressão em nenhuma das partes. “Gostei, principalmente da iniciativa dele de querer tentar e experimentar. Acho que nessa idade temos de estar abertos a vivenciar as oportunidades. Esse registro entre eles é para o resto da vida, e um presente pra guardar”, comemora a mãe coruja, Priscila.

Entre os atores favoritos de João estão Mark Wahlberg (cujo currículo tem uma lista imensa de filmes de spiner, que o garoto adora), Tom Cruise (Missão Impossível), Bruce Willis (“Duro de Matar)”. Sobre ter um pai famoso ou ter uma carreira, ele não toca muito no assunto, mas os amigos não zoam nem nada. “Todo mundo sabe (quem é meu pai), mas como estou na escola faz tempo, com as meninas (que já estão há um tempo), não muda muita coisa… É normal”, pontua.

Apesar de revelar o status de solteiro, ele simplesmente ignora mais perguntas sobre o tema. Reservado, o garoto diz que não conversa muito com os pais sobre coisas pessoais, como namoro ou profissão. “Não sei se quero ser ator como profissão, ainda estou vendo”, divaga, dizendo que ter um pai galã como Fábio pesa um pouco. E que comparações vão ser inevitáveis: “não tenho medo. Mas sei que talvez aconteça”, crava.

Quando o pai estava gravando intensamente “Totalmente Demais”, até pouco tempo, ele ia para o Rio de Janeiro ficar com ele nos finais de semana prolongados de feriado. Inclusive, postou foto com Marina Ruy Barbosa nos bastidores. “Ir na sexta e voltar no domingo, ficava ruim. Passei as férias com ele, mas quando não está no ar, ele mora em São Paulo e consigo vê-lo a cada 15 dias”, explica. Além de João, é pai de Ella Felipa, de 5 anos, fruto de seu relacionamento com Karina Tavares, entre 2010 e 2013.

De férias fora do Brasil, Fábio não conseguiu conversar com RG. Mas em nota de divulgação do longa, ele fala sobre a escolha de João: “Em 2012, na noite em que ‘O Gorila’ foi exibido no Festival do Rio, fui conversar com o Zé sobre o projeto e nos perguntamos quem seria esse garoto. Pensei como teria tudo a ver ser o João”, conta. Belmonte gostou da ideia e, principalmente, do resultado: “João é a grande surpresa do filme, ele é incrível. A argamassa do filme é o João”.


 

HISTÓRIA DO LONGA
Quatro amigas (Amanda, Sandra, Cillie e Krisse), que trabalham no telemarketing de uma empresa, embarcam em um motorhome para fazer uma viagem de férias pelo litoral sul de São Paulo. Enquanto isso, Afonso e Benedito, pai e filho, tentam chegar à capital paulista em um velho carro Lada.

Benedito não sabe, mas Afonso está levando o menino para encontrar a mãe, que não vê há seis anos, desde que ela ganhou uma bolsa de estudos e se mudou para Paris. Quando o carro quebra na estrada, as meninas do telemarketing socorrem pai e filho. O que seria uma simples carona acaba se transformando em uma viagem de transformações pessoais.

Mais de Cultura