Top

Em SP, MIS recebe maior retrospectiva de Martin Parr na América do Sul

O Museu da Imagem do Som (MIS) de São Paulo recebe, a partir deste sábado (18.06), a maior mostra fotográfica de Martin Parr na América do Sul. A exposição faz parte da mostra Maio Fotografia no MIS 2016, que este ano acontece excepcionalmente nos meses de junho e julho.

Veja também: Abertura da exposição do fotógrafo Martin Parr na Galeria Lume

Intitulada Parrtificial, e com curadoria de Iatã Cannabrava, a mostra é composta por 244 fotos e ocupará todo o primeiro andar do MIS. Nesta abertura, Parr realizará uma palestra gratuita ao lado do curador a partir das 13 horas.

SITE @SITERG NO INSTAGRAM!

Diretor executivo e curador geral do MIS, André Sturm, explica que o fotógrafo é o foco desta expo. “Estamos, portanto, falando do olhar único do fotógrafo, sensível ao entorno e atento aos instantes inusitados e fugazes, previstos ou imprevistos. Desse olhar que está por trás das câmeras, e que mira os personagens ou cenas que ficam diante delas e, claro, que se volta ao público, cujo olhar vê, interpreta, rememora e cria infinitos significados para cada fotografia existente”, explica.

SETE PASSOS
SELF-PARRTRAIT (composta por autoretratos do fotógrafo), BOOKSHOP (fotolivros de sua enorme coleção particular), WE LOVE BRITAIN (satiriza os clichês do estilo de vida britânico), BORED COUPLES (visão dos casais que “perderam o brilho nos olhos”), PARR’S LABYRINTH (observa e tece sua sátira sobre o turismo global), LIFE’S IS A BEACH (fotografias realizadas nas andanças pelas praias da Europa, América Latina, EUA e México) e MARTIN’S SQUARE (a sociedade de consumo retratada em imagens ampliadas).


OUTRAS MOSTRAS
Além de Martin Parr, o espaço recebe obras de Jorge Bodanzky, André Conti e um grupo de fotógrafos do MIS que formou a primeira coleção do Museu. A programação paralela traz pela primeira vez ao MIS a Foto Feira Cavalete nos dias 25 e 26 de junho.

Realizado pela DOC Galeria, o evento reúne fotógrafos, galerias, editoras, selos independentes, artistas visuais e produtores, e é voltado para quem deseja adquirir fotografia, para quem valoriza a arte, a publicação independente e a troca de informação. Já nos dias 16 e 17 de julho, acontece uma mostra de filmes de Bodanzky.

Mais de Cultura