Categories: Cultura

Olhar para o Mundo: trajetória de Dorina Nowill vira documentário

Share

Por Carol De Barba |

“Sou uma mola. Quanto mais me empurram para baixo, mais eu vou para cima”. A atriz Martha Nowill passava por um momento difícil na vida profissional e amorosa quando ouviu essa frase da avó, Dorina. “Se ela não se deprimiu, porque vou me abater?”, foi só o que conseguiu pensar. Afinal de contas, as palavras vieram de uma mulher que perdeu a visão aos 17 anos, mas se tornou a grande pioneira na luta pela educação e inclusão das pessoas com deficiência visual, no Brasil e no mundo. Essa admirável trajetória pessoal, social e política vira, agora, documentário, idealizado pela neta: “Dorina – Olhar para o Mundo” (HBO, produzido pela Girafa Filmes, Dezenove Som e Imagem e Mil Folhas).

Leia mais: Prefeito de Londres bane anúncios que promovem corpos irreais

A produção é a primeira nacional exclusiva para o canal MAX, e será exibida no dia 21 de junho, às 23h, com audiodescrição. Um dia antes, ganha pré-estreia e coquetel para convidados no MIS (RG estará lá!). O conteúdo também será disponibilizado na plataforma HBO GO, após a estreia na televisão.

Martha conta que levou aproximadamente seis anos para levar a história às telas. A vontade veio quase como um insight. “Passei a vida vendo minha avó falar na ONU, dar entrevistar importantes, mas nunca tinha parado para pensar o quanto isso era incrível. Quando ela fez 90 anos, vi que estava chegando no fim da vida… Peguei o jornal e ela estava lá, na capa”, descreve. “Percebi que nem a minha geração nem aquela abaixo sabiam quem ela era e o que tinha feito”, completa.

Leia mais: Rodrigo Pitta apresenta “Passeata”, novo single do álbum PQP

Primeiro, pensou em fazer uma ficção, na qual interpretaria o papel de Dorina. A ideia do doc veio logo em seguida, e se consolidou quando a diretora Lina Chamie confirmou o interesse da HBO em filmes de cunho social. Imediatamente, Martha entrou em contato com o canal para começar o trabalho de preservar as memórias de Dorina. “Quando comecei a estudar a vida dela, percebi que me influenciou muito mais do que eu imaginava. A força dela me marcou muito… A coisa do olhar para o outro, ser menos egoístas, um exercício que deveríamos fazer diariamente. É uma lição para mim toda vez que me pego em uma atitude mais individualista”, revela.

Tanto que, aos 35 anos, engajou-se muito mais com o trabalho da fundação. “As pessoas pensam no que o mundo pode dar para elas, quando deveria ser ‘o que eu posso dar para o mundo’. Esse é o grande pulo do gato”, diz.

Aproveite e siga nossa página no Facebook!

A mensagem é um pouco do que, imagina, os espectadores levarão da obra. “Ela se faz tão presente que é impossível não ser absolutamente contagiado pelo positivismo e pelo altruísmo. Minha avó trabalhou até os 90 anos com alegria pela causa que era o sonho dela, nunca se contentou com pouco. É uma figura apaixonante”, afirma.

Na galeria ao lado, além de stills do documentário, você confere uma seleção de fotos mais do que especial feita pela própria Martha – um álbum de família com seus momentos favoritos ao lado de Dorina.

SOBRE DORINA
Dorina perdeu a visão aos 17 anos. Porém, o desejo dela em realizar ações em prol dos deficientes visuais superaram qualquer adversidade e a incentivaram a buscar os direitos e melhoria de vida deles.

Em 1946, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil e foi a responsável por trazer a primeira imprensa braile do país. Neste mesmo ano, conseguiu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para se especializar em educação de cegos. De volta ao Brasil, Dorina viajou o país pela Campanha Nacional de Educação e Reabilitação dos Deficientes Visuais. Junto ao Ministério da Educação conseguiu que fossem criados serviços de educação para cegos em todo o Brasil e lutou para a aprovação de resoluções para abrir as portas do mercado de trabalho para os deficientes visuais, além de várias iniciativas na área de prevenção e saúde.

Dorina Nowill conquistou importantes avanços nos âmbitos da educação, saúde e trabalho para os deficientes visuais, como também foi presidente do Conselho Mundial dos Cegos e discursou na Assembleia Geral da ONU em 1981. Ela faleceu em 2010, aos 91 anos, deixando um vasto legado de inclusão social que merece ser conhecido e admirado.

Siga RG também no Instagram!

O FILME
Entre os entrevistados do documentário que reconta essa trajetória, estão a família Nowill, integrantes da Fundação, pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar e estudar com ela e o cartunista Mauricio de Sousa, que criou a personagem Dorinha, também deficiente visual, em homenagem a ela.

“Dorina – Olhar Para o Mundo” tem direção de Lina Chamie, que também assina o roteiro junto a Martha Nowill. O documentário, realizado com recursos da Condecine – Artigo 39, é produzido por Roberto Rios, Maria Angela de Jesus, Paula Belchior e Patricia Carvalho da HBO Latin America Originals, e Martha Nowill da Mil Folhas, Lina Chamie da Girafa Filmes e Sara Silveira da Dezenove Som e Imagem.

Aperte o play abaixo para ver o trailer!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024