Top

Sônia Braga rebate críticas de Ministro da Cultura

Ministro da pasta mais polêmica do governo Temer, a da cultura, Marcelo Calero foi duramente criticado pela atriz Sônia Braga após dizer que a manifestação de brasileiros no Festival de Cannes foi “quase infantil”.

Em entrevista aoprograma “Preto no Branco“, exibido no Canal Brasil no último domingo (05), Calero afirmou: “Estão comprometendo [a imagem do país] em nome de uma tese política, e isso é ruim. Eu acho até um pouco totalitário, porque você quer pretender que aquela sua visão específica realmente cobre a imagem de um país inteiro. Eu acho que a democracia precisa ser respeitada e acho que é um desrespeito falar em golpe de Estado com aqueles que viveram o golpe realmente, o de 1964. Pessoas morreram. E as pessoas esquecem isso. Então eu acho [o protesto] de uma irresponsabilidade quase infantil.”

Leia Mais: “Alexandre Frota é recebido por ministro da educação”

Para responder às criticas do ministro, a atriz Sônia Braga, presente na manifestação, publicou um texto em seu facebook pessoal, que foi intitulado “Aula de História para o senhor Marcelo Calero, 33 anos de idade”. Veja a íntegra!

A FOTO É A MESMA O RECADO É NOVO:
Aula de História para o senhor Marcelo Calero, 33 anos de idade.
Eu, só de profissão, tenho 50.
Na época da Abertura, os artistas não tinham sequer uma lei que regulasse a profissão. Essa lei foi promulgada em 1978, depois de muita luta, da qual tive a honra de participar.
Naquela época, acredito, o senhor Marcelo ainda não havia nascido. Por isso, não deve ainda ter tido tempo de aprender sobre os nossos problemas e os nossos direitos.
E pouco se importou, ou não notou, que uma atriz brasileira era campeã de bilheteria do cinema brasileiro e sustentou este título por 30 anos – também ganhando, com filmes brasileiros, além de projeção internacional, muitos prêmios no exterior, promovendo assim o nome de Brasil e de nossa cultura.
Como pode um Ministro dizer que um ato democrático como o nosso é a representação de um País inteiro?
Isso é desconhecimento do que significa plena democracia. Se estivéssemos falando em nome de todos não precisaríamos, evidentemente, fazer o ato.
Uma coisa é certa: estamos juntos.
O Ministro da Cultura ofendendo artistas é inadmissível. O senhor está nesse cargo para dialogar, para nos ajudar, para fazer a ponte com quem nos explora.
A propósito, as críticas para Aquarius foram fabulosas. Quatro estrelas em jornais franceses, italianos, poloneses, russos e três citações no The New York Times. Ponto grande para a imagem da cultura brasileira no exterior.
Senhor Ministro, não podemos perder as nossas conquistas. Sobretudo a mais importante delas, o respeito.

Durante a estreia do filme “Aquarius” no Festival de Cannes, realizado em maio, o cineasta Kleber Mendonça e o elenco do longa, que incluía a atriz, exibiram cartazes contra a impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Mais de Cultura