Top

Galeria Leme recebe exposição individual de Mauro Piva, em SP

Mauro Piva exibe um conjunto inédito de meticulosas pinturas sobre papel. É sua primeira exposição individual, na Galeria Leme, em São Paulo. Nesta nova série de trabalhos, o artista dá continuidade à sua longa reflexão sobre a importância dos elementos banais que fazem parte do processo de construção da obra.

Leia também: Rodrigo Martins apresenta primeira individual na Central Galeria, em SP

Como em séries anteriores o artista apresenta, como obra final, composições que simulam a presença de restos de fitas-crepe ou papéis rasgados sobre a tela, como se a obra ainda estivesse em processo e fosse exibida inacabada. Porém todos estes elementos são pintados de forma realista, criando uma ilusão para o espectador.

Veja também: Em SP, ingressos para a exposição ‘Beatles Experience’ começam a vender em junho

Para esta exposição, Piva reitera a importância do processo que é invisível ao público. Inspirado pelos pouco conhecidos testes de cores de Henri Matisse, expostos em sua exposição de cut-outs no MoMA, o artista elege os inúmeros pedaços de papel que os pintores usam para testar as cores, recriando-os com aquarela, tinta acrílica, guache, e outros, e também lhes conferindo uma tridimensionalidade a partir de incisões na própria folha de papel que conferem um inusitado volume à composição.

A exposição será acompanhada por um texto de Julia Lima, curadora assistente do Instituto Tomie Ohtake, que desenvolverá uma reflexão sobre o trabalho de Piva.

Mais de Cultura