Top

RG entrevista: Shirley Manson fala sobre novo disco do Garbage e vinda da banda ao Brasil

Por Carol De Barba |

O Garbage está de volta! A banda, que permanece como um dos maiores nomes do rock alternativo mundial ao celebrar 21 anos de carreira, vai lançar um disco de inéditas no próximo dia 10 de junho: “Strange Little Birds”. RG conversou com a vocalista, Shirley Manson, sobre o novo trabalho. E ela nos contou uma novidade ótima: a banda já está em negociação para se apresentar no Brasil… Confira!

Leia mais: “Meu sonho é marcar minha geração”, afirma Rico Dalasam, expoente do Queer Rap que lança CD

O Garbage não lançava um disco de estúdio desde “Not Your Kind of People” (2012), mas o hiato serviu apenas para refinar ainda mais a personalidade da banda. “Acho que é um álbum mais adulto no sentido de que não foi escrito por um bando de garotos de 18 anos. É realmente verdadeiro com quem somos, com nossas particularidades como artistas. E é provavelmente o álbum mais dark que já escrevemos. É sombrio, cinemático… Para mim, aborda coisas nas quais eu nunca tinha tocado antes. E tem muita guitarra e sintetizadores”, adianta Shirley.

Segundo a vocalista, mesmo que o tempo afastados tenha sido uma escolha da banda, voltar ao estúdio representou um grande alívio. “Eu me sentia muito frustrada por não fazer música e não tocar. E logo depois de fazer o álbum, partimos para uma turnê bastante significativa [celebrando os 20 anos de Garbage]… Sinto que ainda estamos aprendendo com a banda. Depois de anos de carreira, é um grande privilégio”, comenta.

Leia mais: Jaden Smith usa jaqueta feminina em desfile de grife, no Rio de Janeiro

“Strange Little Birds” tem também um doce gosto de liberdade para o Garbage. Pela primeira vez, a banda lança um álbum de forma totalmente independente, com produção e gravação assinados por eles, via seu próprio selo, o STUNVOLUME. “Isso não muda nada do momento de compor, mas afeta muito a forma de passar a mensagem quando você lança o álbum. É tão agradável não ter que lidar com opiniões de outsiders, de estranhos… No passado, tivemos que lidar com muitos babacas de gravadoras. Agora, não temos que trabalhar com ninguém que não adoramos. É um time pequeno porem muito querido para nós”, revela.

Para deixar os fãs com água na boca, o Garbage liberou uma dentre as 11 canções na tracklist do disco – “Empty”, que você pode ouvir neste link. E só. Eles não tem favoritas, nem mais comerciais nem vão ficar lançando single atrás de single. “Sentimos que a música está sendo cada vez mais dissecada, pasteurizada, apresentada para ter uma digestão fácil. Não é como a gente cresceu nem como acreditamos. O álbum é para ser ouvido como um todo, é uma experiência para o indivíduo, por isso é lançado como um álbum. Hoje as pessoas resumem tudo a 140 caracteres e 30 segundos”, justifica. “Não acho errado… Cada um tem que fazer o que acredita”, conclui.

Leia mais: Em NY, nasce o segundo filho de Bela Gil em parto humanizado

Até agosto, o Garbage já tem uma série importante de apresentações para mostrar o disco novo marcadas pelos EUA e pela Europa. Mas… E o Brasil, Shirley? “Não temos data ainda, mas a negociação acontece nesse exato momento enquanto falamos! Estamos muito empolgados para voltar à América! Será um grande prazer apresentar nosso novo álbum por aí”, afirma.

Por enquanto, o sexto disco do Garbage já está disponível para pré-venda no iTunes. O lançamento de “Strange Little Birds”, no Brasil, é de exclusividade da PIAS (Faith No More, Interpol, Alt-J, Dead Can Dance, DMA’s, Marissa Nadler, Chet Faker), com distribuição da Voice Music.

Confira o track list oficial abaixo:
01. Sometimes
02. Empty
03. Blackout
04. If I Lost You
05. Night Drive Loneliness
06. Even Though Our Love Is Doomed
07. Magnetized
08. We Never Tell
09. So We Can Stay Alive
10. Teaching Little Fingers to Play
11. Amends

Mais de Cultura