Top

Obras de Van Gogh, Gauguin, e Matisse desembarcam no Rio de Janeiro, em julho

O CCBB apresenta a exposição “O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie” no Rio de Janeiro após a temporada de São Paulo, que encerra em 7 de julho. São 75 obras de 32 artistas que, a partir do fim do século XIX, buscaram novos caminhos para a pintura.

A exposição tem obras-primas de uma geração de artistas que sucede aos impressionistas, e que recebe do crítico inglês Roger Fry a designação de pós-impressionista. Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse, grandes mestres da pintura moderna, estão entre os artistas da mostra, que chegará ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro em 20 de julho e segue até 17 de outubro (período em que a Cidade Maravilhosa receberá as Olimpíadas: de 5 a 21 de agosto).

O Triunfo da Cor está dividida em quatro módulos, que apresentam os 75 trabalhos provenientes dos museus sediados em Paris. A curadoria da exposição é assinada pelo presidente do Musée d’Orsay, Guy Cogeval, pelo diretor cultural da Fundácion MAPFRE, Pablo Jiménez Burillo, e pela curadora do Musée d’Orsay, Isabelle Cahn.

Esta é a segunda mostra que o Musée d’Orsay e a Fundación MAPFRE realizam no Brasil. A primeira foi a exposição “Impressionismo: Paris e a modernidade – Obras-primas do Musée d’Orsay”, consagrada como a terceira mostra mais visitada no mundo em 2012.


SERVIÇO
CCBB: O TRIUNFO DA COR

São Paulo: Em cartaz até 7 de julho de 2016
Rio de Janeiro: entra em cartaz a partir de 20 de julho
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo, SP
Quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h
Agendamento online: opção de visitação com horário agendado pelo aplicativo do “CCBB” (disponível na Apple Store e Google Play), no site oficial ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Mais de Cultura