Top

“Brasil transformou minha carreira duas vezes”, afirma Zalon, ex-cantor de Amy Winehouse

Por André Aloi

Zalon, que fazia os principais vocais da banda de Amy Winehouse, retorna ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (13.05). Ele faz show no Aqua Bossa Lounge, em Ipanema. Ele traz show da turnê do EP “You Let Me Breath”, que é uma homenagem à britânica e escreveu assim que ela morreu. “Quero agradecer porque sinto que o País mudou minha carreira. A primeira vez que vim aqui, com a Amy, foi também quando estreei em frente a uma grande plateia. Ela me deu 15 minutos para cantar minhas músicas”, relembra.

A outra vez, foi seu debut solo, em 2013, durante a Virada Cultural, quando se apresentou no interior de São Paulo em cidades como Santos (no ligtoral). “As pessoas me receberam tão bem. Vou guardar isso no meu coração. Deu-me confiança para me apresentar nos outros lugares do mundo. Brasil sempre vai ser especial”.

Ele dividirá a apresentação carioca em três momentos: clássicos soul, algumas músicas autorais para que o público possa ser apresentado ao seu repertório e um tributo à Amy. “Se você me assistir à primeira vez, ou for fã de Amy ou apenas quiser sair para ouvir, vai curtir”, explica, falando que músicas como “Valery”, “What’s a Man to Do” e The Click, que também foram produzidas por Mark Ronson estarão no setlist, além de um cover nacional. RG sabe que Tim Maia pode entrar nessa lista.

Este ano, está lançando o EP, com seis tracks. Seu novo álbum deve sair no fim do ano de 2016, de nome “Liquid, Sonic, Sex”. “Você pode ouvir inteiro, que não interrompe a vibe. É para os amantes. Bom para conversar, viagens de carro longas ou até fazer amor”, brinca. O cantor gravou o clipe de “When I see You” no Rio de Janeiro, capturando as belezas naturais, como diferentes praias, usando tecnologia 360º. “É um novo conceito, que você pode ver os bastidores da gravação, inclusive. Queria mostrar a beleza daqui. A melhor coisa de estar no Brasil é a energia, como as pessoas e a temperatura. Londres é muito fria, molhada, chuvosa. Aqui é o oposto: quente, solar, com muita cultura. Seja dia ou noite, está sempre acontecendo alguma coisa. Mal posso esperar para voltar”, pontua.

AINDA SOBRE O BRASIL
Esta é a terceira vez que Zalon está por aqui. Fez ótimos amigos e fãs aqui, que mandam sempre mensagem. “As pessoas são bonitas, há uma cultura linda aqui. Recentemente, aprendi um pouquinho de forró. Amo a comida. Fui apresentado à música de Jorge Ben Jor e Tim Maia”. MV Bill também está na lista de brasileiros célebres que ele gosta. Inclusive, o rapper fez um remix para uma de suas músicas. Na próxima semana, vai entrar em estúdio em São Paulo com Leandro Lehart (ex-Art Popular) e o grupo Intuição. Ele ainda grava “The Noite” de Danilo Gentili, no SBT, e “Todo Seu”, com Ronnie Von, na TV Gazeta.

SOBRE AMY
Zalon relembra a primeira vez que viu Amy Winehouse: “Estava cantando em um pub de celebridades, em Londres, que a cada semana recebia um famoso diferente. Pharrell Williams, Black Eyed, Peas, Will Smith. Uma banda acompanhava, e comecei a me apresentar lá. Um dia, estava cantando uma música sexy para as garotas, e uma pequena interrompeu e falou: ‘você é demais!’. E eu estava: ‘obrigado, mas estou cantando’. Olhava a para a banda, a plateia me encarava. E eu não sabia quem era ela, tinha acabado de lançar o ‘Frank’ (seu primeiro álbum)”. Foi quando a apresentadora disse quem era ela. “Ficamos muito próximos, fizemos turnê juntos, nos apresentamos no Grammy, ela me fez assinar com o selo dela. Foi o início de uma linda amizade”.

A outra lembrança que está sempre presente foi a noite do Grammy de 2008, quando a britânica ganhou cinco gramofones. “Lembro de quando ela ganhou, veio em minha direção, e falou: ‘baby, você conseguiu’. E respondi que ‘nós’ havíamos. Ela nunca esqueceu que começamos tudo em clubes pequenos e conseguimos arranjar um jeito para nos conectar com as pessoas do mundo inteiro”, relembra.

Mais de Cultura