Top

Queridinho de Taylor Swift e Adele, cantor Troye Sivan se dedica à literatura infantil

Por André Aloi

Troye Sivan é um cantor assumidamente gay e youtuber que começou a fazer sucesso na internet, lá na Austrália. Aos 20 anos, acaba de completar a sua primeira grande marca: vendeu um milhão de cópias do álbum “Blue Neighbourhood” ao redor do mundo, lançado este ano no Brasil (Universal Music). O cantor ficou conhecido em 2015 porque Taylor Swift disse que estava viciada no seu EP de estreia e Adele comentou que havia chorado com sua versão para “Someone Like You”.

Em entrevista para RG, Sivan contou que – além da turnê do novo trabalho – está debruçado sobre outros projetos. Um deles é um livro infantil, cujo tema prefere manter em segredo. Mas sabendo de seu histórico na ajuda de jovens gays a se descobrirem, este deve ser seu caminho. “Sinto que estou atraído por livros de criança porque eles se assemelham ao meu jeito de escrever. As pessoas têm ideia de que seja algo superfácil, mas acho que é o oposto. Você tem menos espaço e menos tempo para que sua mensagem seja passada. Vai ser um desafio interessante, e quero tentar”, argumenta. Ele também quer colaborar com outros artistas e escrever trilhas sonoras.

O cantor levanta a bandeira LGBT em suas músicas. “Quero dizer para as pessoas que passam por momentos difíceis para que sejam extremamente fortes. Mantenham-se confiantes o quanto puderem até que as coisas melhorem. Encontre a segurança em você, ame-se porque há muitas pessoas vão te amar do jeito que é, mas sei o quanto essa situação de agora é difícil”, comenta, ao ser explicado sobre os casos de homofobia e a grande rejeição por parte dos pais no trato com jovens gays. Uma trilogia de clipes narra a história de um casal, cujo pai de um deles não os aceita.

Ao analisar o momento de sua carreira, Sivan afirma que sim, sempre esperou esse sucesso. Afinal, era um sonho de infância ser um fenômeno como Michael Jackson. “Para ser sincero, acredito estar bem no comecinho da carreira. E espero que dure bastante tempo”, avalia. “A parte mais difícil é conseguir manter uma amizade quando se está em turnê e a privacidade. Mas tenho uma equipe que cuida bem de mim. Quando apareço para um compromisso a primeira pergunta é: ‘você bebeu água?’, ‘comeu alguma coisa?’. Cuido deles também, há um respeito mútuo. Esse processo é bastante desgastante”.

Sivan – que já expôs muito sua vida pessoal nas redes sociais e que tenta não esconder nada dos seus fãs – explica que agora está mais reservado e privado do que costumava ser. “Não tenho usado tanto o Snapchat, a não ser pra falar de música. Vai ser difícil para as pessoas (ao meu redor) se começar a listar nomes de quem estou saindo ou coisas pessoais que as possam relacionar com a minha música”, argumenta. Mas, afinal, ele está namorando alguém? “Eu não sei, não estou seguro quanto a isso. Queria poder dar uma melhor resposta”, desculpa-se. Os fãs apontam Connor Franta como suposto affair.

Se existe algo a ser conquistado na carreira? Muitas coisas. “Estou louco para escrever algo com a Taylor Swift em breve”, explicou. “Seria um grande gol para mim”, resume, dizendo que eles ainda não se falaram. Rolou até alguma conversa quando ela postou em seu Twitter que estava vidrada em seu EP de estreia, “Wild”, mas as conversas não avançaram. “É algo que realmente quero. Vou tuitar algo pra ela, vamos ver o que ela fala”, pontua.

PLEASE COME TO BRAZIL
O cantor diz está louco para vir ao Brasil. Mas ainda não há uma data concreta. A primeira coisa que vem à sua cabeça quando pensa no País é o apoio dos fãs. “Eu vejo no Twitter o tempo inteiro, perguntando quando eu vou para a América do Sul, no geral. Eu mal posso esperar! Imagino que as coisas sejam lindas, quero vivenciar a cultura local, a música… Estou muito animado com essa possibilidade. Mal posso esperar, vou fazer o possível para ir o mais rápido possível”, diz, explicando que a única coisa que conhece daqui é a capoeira, pois praticava quando criança.

SUPER SKINNY
Sivan afirma que nunca sofreu preconceito ou bullying na escola por conta de sua aparência: ele é muito magrinho. O único problema hoje em dia é que ele precisa ser lembrado para comer alguma coisa: “eu como para sobreviver. Gosto de comer, mas não sou do tipo que vive para a comida. Como quando estou com fome! Mas preciso ficar de olho nisso”, fala. Inclusive, na época de nossa conversa, o cantor pegou uns dias off para poder descansar por causa da exaustão.

GOSTO PRA MODA
Na moda, Sivan diz que não se sente atraído por determinada marca ou roupa, mas gosta de artistas que vestem o que gostam e conseguem passar sua mensagem através da roupa. É o caso de David Bowie e Grace Jones. “Até mesmo Lady Gaga. Admiro quando alguém consegue contar uma história genuína. Não quando estão usando para ser maluco, mas conseguem ter uma grande marca por causa das roupas que usam”, finaliza. “Tem meu respeito quem consegue ter essa simbologia, usando uma roupa clássica ou casual”.

Mais de Cultura