Top

Associação Cultural Videobrasil e SP-Arte armam exposições em SP

Como parte das comemorações da SP-Arte, que abre na próxima semana, em São Paulo, a Associação Cultural Videobrasil em parceria com a organização do evento tem duas exposições em cartaz no Galpão VB, em São Paulo, que abrem neste sábado (02.04). A primeira é fruto do 1º Prêmio SP-Arte/Videobrasil, e se chama “Agridoce”, de Haroon Gunn-Salie.

O artista da África do Sul apresenta sua relação com pessoas diretamente afetadas pelo desastre ambiental ocorrido no final do ano passado, em Mariana (Minas Gerais). Ele coletou e transportou da cidade mineira, incluindo a lama e as paredes de uma casa parcialmente soterrada, para construir um conjunto de obras que busca resgatar a dimensão humana da história.

A outra, “Acervo Videobrasil em Contexto #2“, é uma residência artística em parceria com o programa curatorial da A-I-R Laboratory – do Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle. Organizado pelo culture.pl, visa divulgar a cultura polonesa no Brasil. Nesta, o polonês Karol Radziszewski materializa no Galpão VB o seu Queer Archives Institute, pesquisa em constante expansão que resgata histórias LGBT no Leste europeu e Brasil.

Também no Galpão VB, o brasileiro Vitor Cesar expõe a instalação “Anfibologia”, que trata do espaço urbano como arquivo aberto, estendendo para a arquitetura sua investigação em torno da potência poética da ambiguidade e do caráter plural das palavras.


SERVIÇO
As duas mostras permanecem em cartaz até o dia 11 de junho, com visitação de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábado das 11h às 17h, com entrada franca. O Galão VB fica na Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Informações, pelo telefone: (11) 3645-0516.

Mais de Cultura