Top

Flip: Nobel de Literatura, Svetlana Aleksiévich é a 1ª confirmada de 2016

Prêmio Nobel de Literatura de 2015 Svetlana Aleksiévich é a primeira autora da confirmada da Flip 2016, que acontece de 29 de junho a 3 de julho, em Paraty (RJ). Durante a festa literária, a autora lançará ainda “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”, que fala sobre a participação de mais de 500 mil soviéticas na Segunda Guerra Mundial (1939-45). A pesquisa para o livro levou-a a mais de cem cidades e vilarejos.

Leia também: Flip começa com homenagem a Mário de Andrade

Ela é autora de uma “obra polifônica, um monumento do sofrimento e da coragem em nosso tempo”, segundo a Academia Sueca, na qual retrata o desmonte da União Soviética a partir da história oral de seus protagonistas, célebres ou anônimos. De acordo com o curador da Flip, Paulo Werneck, é um enorme orgulho receber a escritora no ano seguinte à sua premiação com o Nobel. Trata-se da primeira vez que a Flip confirma a presença de um autor recém-premiado com a mais importante distinção literária mundial.

Filha de pai bielorrusso e mãe ucraniana, Svetlana nasceu em 1948, na cidade soviética de Stanislav, atual Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia. Começou a trabalhar no jornal local de Narovl, na atual Belarus, depois de terminar a escola. Autora de uma “obra polifônica, um monumento do sofrimento e da coragem em nosso tempo”, na definição da Academia Sueca, seus livros são extensas reportagens, que basicamente transcrevem longos depoimentos em primeira pessoa.

Mais de Cultura