Top

Em cartaz no Rio: “Dorotéia”, de Nelson Rodrigues, com Rosamaria Murtinho e Letícia Spiller

Rosamaria Murtinho e Letícia Spiller estão juntas em cena, como a fera e a bela, na montagem de “Dorotéia”, texto de Nelson Rodrigues, com direção e encenação de Jorge Farjalla. A temporada vai até o dia 3 de abril, um domingo, no Teatro Tom Jobim, do Jardim Botânico, no Rio.

Leia mais: Show musical de Letícia Sabatella estreia no teatro Itália, em SP

Rosa interpreta Dona Flávia, uma mulher feia, frustrada e infeliz que faz de tudo para destruir a beleza da prima Dorotéia, ex-prostituta, uma pecadora incorrigível, porém arrependida, vivida por Letícia. Ambas encenam pela primeira vez um texto de Nelson Rodrigues.

“Sempre interpreto mulheres ricas e sofisticadas. Queria uma personagem que me desconstruísse completamente, e pedi isso ao Farjalla”, revela Rosamaria, que idealizou o projeto junto com o diretor, dentro das comemorações de seus 60 anos de carreira.

Letícia se descobriu apaixonada por “Dorotéia”. “Logo que comecei a estudar teatro, o meu desejo era fazer essa peça”, lembra ela que, mais de 20 anos depois, enfim recebeu o convite do diretor e de Rosamaria para encená-la.

“Dorotéia”, escrita em 1949, fechou o ciclo das obras do teatro desagradável de Nelson Rodrigues, classificado pelo crítico Sábato Magaldi como “peças míticas”. O texto é uma ode à beleza da mulher onde a heroína, título da obra, segue em busca da destruição de sua própria beleza para se igualar à feiúra de suas primas: Dona Flávia, Maura e Carmelita. É uma mistura de sonho, pesadelo, desatino e destino irremediável. Por um momento paira a esperança de que a maldição não se cumprirá, mas ela é irrecorrível. As imagens e símbolos da obra de Nelson Rodrigues são um espelho irônico do desespero do autor expondo sua visão desencantada do espírito humano e, ao mesmo tempo, enfeitiçada por suas contradições, além da exposição sobre a histeria e sobre o amor impossível recorrentes do início do século.

Com cenografia de Zé Dias, figurinos de Lulu Areal e direção musical de JP Mendonça, a peça tem ainda, como Homens Jarro, os atores/músicos Fernando Gajo, Pablo Vares, André Américo, Du Machado, Daniel Veiga Martins e Rafael Kalil.

Serviço
Espetáculo: “Dorotéia”
Texto: Nelson Rodrigues
Categoria: Farsa irresponsável
Direção e Encenação: Jorge Farjalla
Elenco: Rosamaria Murtinho, Letícia Spiller, Alexia Deschamps, Dida Camero, Anna Machado e Jaqueline Farias
Local: Teatro Tom Jobim (Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, dentro do Parque Jardim Botânico- Tel: 2274-7012)
Temporada: até 03 de abril
Horário: de quinta a sábado: 21hs; e domingo: 20hs
Preço: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25 00 (meia)
50% de desconto para colaboradores Petrobras
Vendas: na bilheteria do teatro e no www.ingressorapido.com.br a partir de fevereiro
Classificação: 16 anos
Duração: 90 min.
Capacidade: 330 lugares

Mais de Cultura