Top

Rolling Stones em São Paulo: tudo o que você precisa saber!

Por André Aloi

Os quase todos septuagenários Rolling StonesMick Jagger e Keith Richards tem 72 anos, Charlie Watts, 74, e Ron Wood tem 68 – se apresentam nesta quarta-feira (24.02), no estádio do Morumbi, em São Paulo. No sábado (27.02), repetem a dose. A estimativa de público é de 70 mil pessoas por apresentação, cujos ingressos estão esgotados.

Mas o que esperar da turnê “Olé”, que teve sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro no último sábado (20.02) e que ainda tem outro show no Brasil, em Porto Alegre, na semana que vem, em 2 de março. Depois, os ingleses seguem para Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) e Cidade do México, capital do país que pega emprestado o nome da cidade ou vice-versa.

O que se viu nas primeiras apresentações, que o público de Chile e Argentina já viram -, é um setlist recheado de clássicos. Das 19 faixas – nas quase 2 horas de apresentação – 14 estão ali “pra sempre”. Enquanto no Rio rolou um cover de Bob Dylan (“Like A Rolling Stone”), o público de SP pôde escolher a faixa a ser tocada pelo site oficial da banda: “All Down the Line”, “Bitch”, “Rocks Off” e “Shattered”.

Na apresentação paulistana, o Coral Sampa deve se juntar aos ingleses, enquanto na capital fluminense o Coral da PUC foi quem esteve on stage. O show começa às 21h, mas antes, às 19h, tem Titãs. Os portões abrem às 16h. Lembre de consultar no seu ingresso qual é a entrada para já chegar lá e ver a sinalização.

NO BRASIL
A banda inglesa começou a fazer shows no Brasil em 1995, quando trouxe para o eixo Rio-SP a turnê “Voodoo Lounge”, do disco de mesmo nome, lançado um ano antes. Em 98, nas mesmas capitais, apresentaram hits do álbum “Bridges To Babylon”. Há pouco mais de 10 anos, em 2005, reuniram público de 1 milhão de pessoas na praia de Copacabana para um show histórico, com faixas – em sua maioria – do disco “A Bigger Band”.

CURIOSIDADES
RG
conversou com a chef Rita Atrib, do Buffet Petit Comité, da zona sul de São Paulo, responsável pelo cathering da banda. Eles pediram “muita coisa”, segundo ela, mas o master, segundo ela, é a Shepherd’s Spy, um pedido de Keith Richards. “Ele não sobe ao palco sem comer um pedaço”, brinca. “É como se fosse um escondidinho tradicional, com uma camada de carne moída com molho de assados (gravy), com vários temperos e camada de cenourinha, ervilha e confeito de purê de batatas. A receita é simples e o segredo é manter a receita tradicional”.

Para o backstage, eles pediram uma ilha de cozinha brasileira. “Como muitos deles são veganos, são a prioridade. Tem alguma coisa de carne, como vaca atolada, arroz de carreteiro, pernil suíno no molho de alecrim. Fora isso, tem uma moqueca de palmito pupunha com vegetais, bobó de raízes e legumes ao creme de coco. De sobremesa? Brigadeirão. Ainda há uma torta de queijo meia-cura com goiabada cascão”, explica a chef. Além disso, há mesa de saladas, entradas e cozinha contemporânea, como filé mignon, salmão, noodles e coisas do mundo inteiro. Outra sala VIP foi montada só com beliscos e canapés para eles, amigos e famílias – convidados brasileiros e gringos. Sua equipe começou a trabalhar com eles na última segunda (22.02) e seguem até domingo (28.02).

O palco tem 20 metros de altura, 60 de comprimento e 30 de profundidade. Eles contam tb com telões de LED de 208 metros quadrados, além da plataforma móvel que avança sobre a multidão. Ingressos: restam poucos ingressos do setor Superior 3 para o show de amanhã, quarta-feira. Show de sábado está esgotado.

IMPORTANTE
Não compre ingressos com cambistas. Dê preferência a amigos e conhecidos, que desistiram de ir ao show. Na página do evento, há sempre alguém dizendo: “comprei, não vou”. Vá com roupas leves e tênis confortáveis. Não deixe de se hidratar. Também aproveite para se alimentar enquanto o show não começa. Há bares e tendas distribuídos por todo o estádio. É comum as pessoas se esquecerem de fazer uma alimentação direito e, quando a apresentação começa, o entusiasmo faz com que muitos passem mal. Ah, e não esqueça de levar a capa de chuva.

EVITE!
Não é possível entrar com copos, vasilhames e outros tipos de embalagem, contendo bebidas ou refrigerantes. Substâncias tóxicas, desodorantes e perfumes, fogos de artifício, armas brancas, pau de selfie e guarda-chuva também não. Papel em rolo, jornais, revistas, bandeiras e faixas com mastros ainda entram nessa lista de proibidos. Bem como capacetes de motos, correntes, cinturões e pingentes. Alimentos: são apenas permitidos alimentos industrializados, com embalagem devidamente lacradas, como salgadinhos e bolachas. Além de frutas (apenas cortadas). Máquinas fotográficas profissionais não serão permitidas. Os itens poderão ser descartados!

COMO CHEGAR
Saia pelo menos quatro horas antes de início do show porque muitas vias serão bloqueadas por causa do evento. Para não ficar refém dos estacionamentos cobrando preços abusivos, vá de táxi. Ou então dê preferência ao transporte coletivo. Linhas especiais foram criadas para atender ao público que sair do show. Uma linha exclusiva, sentido Centro, circulará a partir das 22h30 até 1h30. O ônibus sai quase em frente ao estádio e segue pelas avenidas Francisco Morato, Rebouças e Consolação. O ponto final é próximo ao metrô Anhangabaú. A CET também implantou um serviço especial para dar vazão ao trânsito. Veja quais vias tiveram seu curso alterado.


Mais de Cultura