Top

Última pirâmide de Roma é reaberta aos turistas

Roma ganhou mais um atrativo para os turistas: a única pirâmide que restou dos tempos antigos na cidade foi reaberta para visitação. Por enquanto, estão sendo oferecidos tours pelo monumento duas vezes ao dia (sob agendamento, que pode ser feito por meio deste site).

Leia mais: Adele anuncia turnê pela Europa em 2016

A Pirâmide de Céstio foi construída há 2.000 anos, para ser a tumba de um magistrado romano chamado Caio Céstio (Caius Cestius). Ela é a única remanescente das quatro que teriam sido construídas na Roma Antiga, e refletiam a moda do estilo egípcio após a conquista pelos romanos.

Por causa da sujeira, que escureceu o alvo mármore de Carrara de que é feito o monumento, ele atraia poucos visitantes. Mas os arqueólogos estão ansiosos para voltar a exibi-lo agora que passou por uma grande limpeza, paga, em parte, por um magnata japonês da indústria têxtil.

O acordo, inclusive, já está sendo considerado um modelo de cooperação entre iniciativa privada e poder público pelo Ministério da Cultura da Itália por causa da falta de recursos para preservar e restaurar obras de arte e patrimônio histórico.

Mais de Cultura