Top

Antes de mudar, Paço das Artes abre Temporada de Projetos 2016

O Paço das Artes abre na quinta (28.01) a Temporada de Projetos 2016, programa de fomento, apoio e difusão da jovem arte contemporânea brasileira. A primeira edição do ano reúne os trabalhos dos artistas Alex Oliveira, Anaisa Franco e Sergio Pinzón e do curador Philipe F. Augusto, selecionados pelo júri composto por Fernando Oliva, Priscila Arantes (diretora artística e curadora do Paço das Artes) e Thaís Rivitti. As exposições ficam em cartaz até o dia 27 de março – depois, o Paço perde sua sede. As próximas Temporada de Projetos devem acontecer no MIS.

Leia mais: Paço das Artes abre exposição com nomes emergentes da arte; veja galeria

Alex Oliveira apresenta a série fotográfica “Fora do Lugar”, produzida entre 2013 e 2014, a partir de deslocamentos geográficos realizados por seis cidades da Bahia: Caetité, Ibicoara, Ituaçu, Jequié, Paulo Afonso e Salvador.

Anaisa Franco, por sua vez, reutiliza conceitos de psicologia como paranoia, ansiedade, vergonha e frustração para criar as esculturas eletrônicas de Psicossomáticos.

Já Sergio Pinzón elabora o inédito Projeto de ciclorama #2, que ocupará a calçada do Paço das Artes. A instalação é composta por três andaimes que suportam a imagem fragmentada e adaptada do ciclorama feito pelo pintor John Vanderlyn em 1818 do Jardim de Versalhes. A imagem é recuperada do site do Museu Metropolitan de Nova York e impressa na qualidade original do arquivo obtido sobre lona pra publicidade outdoor.

Jogo de forças, projeto curatorial de de Philipe F. Augusto, reflete sobre as relações de forças ou relações de poder na sociedade por meio da noção de “obra-dispositivo”. O conceito se revela por meio dos trabalhos dos artistas que compõem a mostra: Alexandre Colchete, Clara Ianni, Deyson Gilbert, Dias & Riedweg, Jaime Lauriano, Lucas Simões e Regina Parra.

No dia da abertura, a dupla Dias & Riedweg fará a performance NADA QUASE NADA (2016), uma encenação com leitura de textos do escritor Robert Walser, em diálogo com a instalação Blocão (2014). Esta obra é composta por 80 frases de conteúdo político, ditas em público entre 1944 e 2014. Também haverá uma ação dos espectadores sobra a obra Recalque diferencial (2015), do artista Lucas Simões.

SERVIÇO
Temporada de Projetos 2016
Artistas selecionados: Alex Oliveira, Anaisa Franco e Sergio Pinzón
Curador selecionado: Philipe F. Augusto
Júri: Fernando Oliva, Priscila Arantes (diretora artística e curadora do Paço das Artes) e Thaís Rivitti
Pré-seleção: Christiana Moraes, Larissa Souto, Mariana Sesma e Priscila Arantes.
Abertura: 28 de janeiro de 2016, quinta-feira, às 19h
Visitação: até 27 de março de 2016
Quartas a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h | Entrada gratuita
Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br
O Paço das Artes fica na Av. da Universidade 1 – Cidade Universitária

Mais de Cultura