Top

Rico Dalasam fala sobre álbum de estreia: “é otimista, pra frente, cheio de esperança”

Por André Aloi

Rico Dalasam estreia um show novo nesta sexta-feira (15.01), em São Paulo, recebendo Thiago Pethit. Mas o primeiro artista de queer rap está debruçado em outro projeto: seu primeiro disco, sucessor do EP “Modo Diverso”. O álbum está em fase de produção, mas o rapper já gravou algumas coisas. No entanto, não dá pra falar com quem fará parcerias. “A gente corre pra caramba e esquece de celebrar os avanços, o que já foi pior e hoje está melhor. O disco é otimista, pra frente, cheio de esperança nas coisas que a gente está fazendo, em nossas buscas”, explica.

RG Entrevista: Rico Dalasam estreia show em SP com participação de Thiago Pethit

Para o CD, ele acredita ter construído um espaço. E a ideia é aumentá-lo. “A gente passou o ano inteiro com a hashtag #ofervoéprotesto. E gente viu que, através dele, consegue trazer mudanças. É um jeito diferente de criar políticas. E o disco quer ir para esse lado, de continuar construindo lições novas por meio da celebração. Não sei fazer do jeito triste, pesado. Tem que ser leve e fazer voar”, acrescenta.

Há uma música chamada “Norte”, que ele ainda não sabe se vai abrir o disco, mas fala sobre conseguir avançar e tornar um sonho possível e feliz. “É a direção que a gente escolheu nessa saga. Percebeu que era possível e quer voar mais alto”, analisa. Tem uma outra que fala sobre o medo de arriscar: “se soubesse que seria tão incrível, teria apostado e mergulhado nisso antes. Às vezes, há um medo e depois que acontece, vê que perdeu tempo. Não só para a música, mas para outras situações. Se pudesse mandar um recado pro passado, diria: vai”.

Leia também: Thiago Pethit vai embarcar para nova temporada em L.A.

Rico confessa que fez o EP “cheio de medo”, pois não sabia o que iria acontecer. “Enquanto gravava as músicas, via os os índices de homicídio de pessoas que morrem por causa da homofobia nas periferias crescer. E o quanto esses casos se encontravam com as pessoas negras. Não tem como falar que não estava com medo. Era algo muito pessoal”, desabafa.

Segundo ele, o primeiro trabalho existiu muito para o apresentar. “Qual a minha visão sobre mim e o que está à minha volta. E ele teve um papel muito eficaz, chegou para muita gente. Agora, o disco, vem para celebrar os melhores orgulhos. No rap, as pessoas não esperam que a gente faça música para celebrar. A minha ideia é fazer um disco que quebre esse paradigma”, finaliza.

Veja ainda: Thiago Pethit abre intimidade em livro fotográfico financiado por fãs

Se fosse ano passado, ele diz que estaria muito nervoso para a estreia do “Fervo do Dalasam”, na Choperia do Sesc Pompeia. “Não tinha um público que ia ver, talvez só pessoas dispostas a criar uma crítica sobre ou análise. Muita gente ia e não se entregava. Ia só para ver se era aquilo que leu. Hoje, já tem pessoas que se amarram e gostam. Então, estou muito mais preocupado em construir um show lindo e, na hora, curtir com as pessoas. Quem tiver de braços cruzados, que seja contagiado”. É o que espera.

SERVIÇO
Rico Dalasam recebe Thiago Pethit @ Sesc Pompeia
Data: Sexta-feira (15.01), às 21h30
Endereço: Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia
Ingressos: R$ 6,00 a R$ 20,00

Mais de Cultura