Top

#ListasRG: os filmes que a gente quer ver em 2016

Dentre produções nacionais, europeias, filmes alternativos e blockbusters to be, escolhemos as estreias pelas quais estamos mais ansiosos em 2016. Listamos todas abaixo, pra te ajudar na organização da agenda cinematográfica do ano que acaba de começar:

Boi Neon
Juliano Cazarré é o vaqueiro costureiro de “Boi Neon”, longa de Gabriel Mascaro, que se passa no circuito de Vaquejadas de Pernambuco. Apesar de viver no caminhão que transporta os bois para os torneios, a personagem sonha mesmo com lantejoulas, tecidos requintados e croquis – que parece cada vez mais próximo, graças ao desenvolvimento têxtil na região. O longa, que tem ainda Maeve Jinkings (“O som ao redor”) e Vinicius de Oliveira (“Central do Brasil”) no elenco, foi selecionado para os festivais de Toronto, Veneza e foi o grande vencedor do Festival do Rio de Janeiro. Acaba de estrear!

A Bigger Splash
Um deus do rock (Tilda Swinton) e seu devoto namorado (Matthias Schoenaerts) estão de férias em uma calma vila italiana quando dois convidados surpresa aparecem: o ex-maluco porém ainda amigo da estrela (Ralph Fiennes) e sua filha sedutora (Dakota Johnson). Inspirado no livro “La Piscine” (1969), de Jacques Deray, dirigido por Luca Guadagnino, o longa começa como um drama erótico e se torna um perturbador thriller, sem nunca perder o humor. “A Bigger Splash” deve fazer ainda mais sucesso após a morte de David Bowie, pois a rockstar Marianne é super inspirada dele. Estreia na Europa em janeiro, em maio nos EUA e, infelizmente, ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.

Jane Got a Gun
O longa tem uma combinação de elementos no mínimo interessante: é um western, com nome de música do Aerosmith estrelado por Natalie Portman. Dirigido por Gavin O’Connor e com roteiro de Brian Duffield, conta a história de uma mulher que precisa pedir ajuda para um ex-amante para salvar seu marido fora da lei de uma gangue. E tem ainda Rodrigo Santoro, como um dos bad guys. Estreia mundial em 29 de feveiro.

Julieta
Pedro Almodóvar retorna ao universo feminino, que lhe é tão querido e natural, em seu novo longa, “Julieta”. A expectativa é por um longa emocional mas carregado de drama cômico – na pegada de Volver e Tudo Sobre Minha Mãe. Estreia em abril na Espanho, maio no México e na França, e em agosto na Inglaterra. O misterioso teaser abaixo acaba de ser divulgado.

Amores Urbanos
O primeiro longa de Vera Egito na direção conta a história de três amigos que moram no mesmo prédio, em São Paulo: Diego (Thiago Pethit), Júlia (Maria Laura Nogueira) e Micaela (Renata Gaspar). Eles estão no auge de suas vidas, descobrindo suas personalidades, experimentando desilusões amorosas, em busca da carreira ideal, e compartilham diariamente suas experiências.

Hail, Caesar!
A nova obra dos irmãos Ethan e Joel Coen tem tudo que eles adoram: um sequestro (“The Big Lebowski”), a Era de Ouro de Hollywood (“Barton Fink”) e George Clooney como um bobo grotesco (“O Brother Where Art Thou?”). Josh Brolin vive o executive de um estúdio que assume quando Clooney é expulso do set de um épico que se passa na Roma Antiga. O elenco tem ainda Scarlett Johansson, Channing Tatum (dançando!), Ralph Fiennes e Tilda Swinton. Estreia mundial em fevereiro.

Doctor Strange
Dos inúmeros filmes de super-heroi que devem sair em 2016, “Doctor Strange” é o mais interessante. Benedict Cumberbatch vive o protagonista, um neurocirurgião que desenvolve habilidades especiais após um terrível acidente de carro. Só que elas têm muito mais a ver com misticismo e espiritualidade do que com os tradicionais super poderes … Deve estrear em dezembro.

Mais de Cultura