Top

#RGListas: 34 artistas internacionais que fazem show no Brasil em 2016

Por André Aloi

A crise pode até ter diminuído a frequência de shows internacionais. Mas não dá pra voltar atrás no que diz respeito ao Brasil estar no roteiro das grandes produções mundiais. Mesmo com o preço dos dólar nas alturas (o que afeta diretamente o valor dos ingressos), as produtoras estão apostando em artistas que vendem.

Prova disso, são os primeiros shows já confirmados de 2016: Coldplay, Maroon 5, Rolling Stones, David Guetta… Mesmo com o ticket médio (soma de todos os ingressos, dividido pelo número de espectadores) lá em cima, estes artistas têm apelo. E o melhor: lotam estádios, ainda quem alguns venham com certa frequência. Há ainda rumores em torno de Demi Lovato, Nick JonasU2, Madonna, Rihanna e Adele (será que em 2017?). Justin Bieber está quase batido o martelo ainda para 2016 …

Quem sai perdendo com a alta do dólar são os artistas de médio porte ou de risco: que a venda pode encalhar (e as produtores têm de recorrer a sites de compras coletivas, com promoções, como: um par pelo preço de um ingresso). Artistas que haviam anunciado a vinda em 2015, não tivemos notícias: Nicki Minaj, Mary J Blige, Jessie J, Clean Bandit

Se 2015 levou com ele o Circuito Banco do Brasil (CCBB), o ano de 2016 começa com o remanejamento de um festival logo em janeiro. O MECA, de artistas indies para um público nichado, migra para Porto Alegre em abril. Para não fugir da tradição, monta um palco no festival Planeta Atlântida durante o Verão, no Rio Grande do Sul.

Para sorte dos fãs de música, o Lollapalooza segue firme e forte. Sob organização da T4F, o festival terá como headliners Eminem, Snoop Dogg, Florence + The Machine, Noel Gallagher, Jack U, Marina and The Diamonds, Mumford & Sons, Die Antwoord etc.

FESTIVAIS
Por falar em apostas certas, 2016 chega com a primeira edição do UMF (Ultra Music Festival). Depois de edições do EDC (Electric Daisy Festival) e do Tomorrowland, é a vez da franquia de Miami (EUA) aportar aqui. No calendário, teremos ainda Lollapalooza, Popload Festival e Brahma Valley. CCBB será que volta? E o Rock in Rio está garantido só para 2017!

Mais de Cultura