Top

Um preview das novas obras de Joana Vieira, nossa anfitriã hippie chique em Trancoso

Por Jeff Ares

Das célebres figuras de Trancoso, Joana Vieira é das mais interessantes; ela personifica com muita bossa a ideia do hippie chique.

Há muitos anos, quando aquela região baiana não era hype, ela adotou o Quadrado e a praia do Espelho como portos seguros e fonte de inspiração para suas obras. Fincou bases e montou por ali seu ateliê, com um olhar para o mistério, o misticismo, o sincretismo religioso. Suas famosas iemanjás são best seller, espalhadas por casas de bacanas mundo afora.

Agora é o tarot que faz sua cabeça – e inspira uma nova coleção, de 6 peças. “Me apaixonei quando descobri a conexão do tarot com a astrologia e a numerologia, através do teorema de Pitágoras. É uma incrível fonte de referência, nas várias culturas em que está presente, com seus símbolos e cores fortes e marcantes”, conta Joana. Com pedras brasileiras, tecidos e materiais de reuso, a artista faz uma releitura particular desta ferramenta de auto-conhecimento e comunhão com o universo…

Na parede (e na galeria de fotos ao lado), um preview das obras – a da direita é inspirada na carta “O Mundo”, que representa a expansão do infinito, a realização, os novos mundos. Bonito né? Algumas das peças já estão com pré-reserva para domingo (27.12), quando acontece ali na casa-ateliê da Joana a abertura oficial do QG de RG… Nossa anfitriã é demais! Nos vemos no #RGSupperClub, povoado de magia do tarot… E muito amor!

Mais de Cultura