Top

Monstros de silicone da australiana Patricia Piccinini tomam conta do CCBB de São Paulo

Um dos grandes nomes da arte contemporânea da Austrália, Patrícia Piccinini vai tomar o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, a partir de segunda-feira (12.10), com curadoria de Marcello Dantas. A mostra “Com-Ciência” desperta uma reflexão sobre a imposição de padrões de beleza, o racismo e a xenofobia.

Leia mais: Exposição de Ron Mueck bate recorde da Pinacoteca

Nesta sexta-feira (09.10), seus monstrengos gigantes já tomavam o céu do centro de São Paulo (veja as fotos ao lado). Um dos grandes atrativos da mostra, o voo de um gigantesco balão na forma de um híbrido entre uma baleia e uma tartaruga, intitulado de Skywhale e originalmente criado para as celebrações do centenário de Canberra em 2013, foi agendado para o dia 12 de outubro (às 16h30, no Vale do Annhangabaú).

Ao mesmo tempo repulsivos e sedutores, os seres concebidos pela artista em seu estúdio de Melbourne (parecido com um espaço de criação de efeitos especiais para o cinema) provocam resposta do público. Se por um lado suas formas causam asco ou repulsa, sua familiaridade e doçura geram uma empatia quase imediata. Sua arte se assemelha a de outro australiano ilustre: Ron Mueck.

“ O mundo que crio existe em algum lugar entre o que conhecemos e o que está quase sobre nós (a imaginação, ou o futuro). Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona. Elas pedem que as olhemos além de sua estranheza, nos convidando a aceitá-las”, diz a artista. “Eu não induzo o visitante a pensar qualquer coisa sobre engenharia genética, mas pergunto como eles se sentem frente a essas possibilidades”.

Seu trabalho já foi apresentado em diversas partes do globo e teve destaque nas Bienais de Liverpool, Berlim, Havana e Veneza. Na edição de 2003 desta última, foi a única representante da Austrália com a mostra individual We are Family. A primeira exposição individual de Patricia Piccinini no Brasil – que faz sua estreia em São Paulo e segue no início de 2016 para a unidade doCCBB em Brasília – faz um amplo apanhado da produção da artista e reúne alguns de seus principais trabalhos. Vale a visita!

SERVIÇO
“Com-Ciência”, de Patricia Piccinini, no CCBB São Paulo
De 12 de outubro a 04 de janeiro
Curadoria: Marcello Dantas
R. Álvares Penteado, 112 (Centro)
De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Local: Térreo, subsolo, 1º, 2º, 3º e 4º andares.
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (12.10)
09h00 – Abertura oficial
16h00 – Voo da obra Skywhale sobre o Vale do Anhangabaú
18h00 – Palestra da artista no auditório do CCBB SP

Mais de Cultura