Top

Aposta RG: Bruno Faria, o recifense que mescla música e arte tem duas exposições em SP

Por André Aloi

O artista recifense Bruno Faria participa de duas exibições em São Paulo. Uma delas, na “Dentro/Fora”, montou uma linha do tempo com discos antigos, mostrando álbuns da MPB que foram assinados por diferentes artistas, na Galeria Sancovsky. A outra é “Luzitânia”, projeto de curadoria de Douglas de Freitas, em exibição no RED Studios, na Vila Madalena, também na capital paulista, sobre Ruy Ohtake.

A “Dentro/Fora” é uma convergência entre música e arte. Daí o nome: “Introdução à história da arte brasileira 1960/90”, pois faz um registro histórico com capas de discos, mostrando em uma grande instalação – com 168 capas de vinis – quem fez o quê naquelas décadas. A exemplo: “LeGal”, de Gal Costa, de 1970, é assinado por Helio Oiticica, enquanto “Calabar”, de Chico Buarque, quem produziu foi a Regina Vater, em 1973. Mais recentemente, “Televisão”, dos Titãs, teve capa assinada por Guto Lakaz. “O trabalho cria uma linha do tempo porque apresenta um panorama. Quando a pessoa tira o disco (da instalação), tem o nome revelado)”, explica Faria.

E é possível interagir com a obra, pegando um disco e colocando pra tocar numa vitrola, com som espalhado por toda a galeria. No mesmo espaço, há a obra “Estudo para Composição”, uma colagem que Faria assina com Leandro Oliveira (maestro da Sala São Paulo), representando os “ciclos de choros”, de Heitor Villa-Lobos, com símbolos: bauhaus, triangulo e circulo. Esses dois trabalhos ficam em cartaz até sábado (10.10).

Faria também faz parte de outra exposição na capital, chamada “Luzitânia“. Nesta, propõe uma reflexão sobre arquitetura, partindo de uma polêmica de 2011, quando tentaram comprar uma casa de Ruy Ohtake para demolir. Nesta, há uma série de desenhos e fotografias, além da colaboração do arquiteto Rodrigo Ohtake (filho de Ruy), em um trabalho que homenageia Tomie Ohtake (avó). “É a reflexão urbana, com paisagens, e o que o fato de viver numa grande cidade reflete na arte”, afirma.

O artista recifense já está trabalhando em outro projeto, sobre o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, de uma casa dele no Butantã – que ainda não tem data para ser lançado.

Recapitulando: a exposição “Dentro/Fora” termina neste sábado (10.10), com um convidado especial. Guto Lacaz é o convidado do artista para interagir com a obra. Então, quem passar pela galeria, verá o artista discotecando. Já a exposição “Luzitânia” fica em cartaz até 19 de outubro, no RED Studios (Rua Professor Nova Gomes, 228, Vila Madalena, em São Paulo).

Mais de Cultura