Top

Picasso apreendido na Operação Lava Jato ficará sob guarda do MON, em Curitiba

Por Carol De Barba

Uma gravura de Picasso apreendida durante a Operação Lava Jato deve ser a mais nova obra sob guarda do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (Paraná).

Encontrada há mais ou menos uma semana pela Polícia Federal, a obra ainda está em quarentena, ou seja, sob análise para averiguar tanto seu estado de conservação quanto sua autenticidade.

Leia mais: Polícia de Roma recupera pintura de Picasso avaliada em 15 milhões de euros

Depois desse período, ela deve se juntar às mais de 260 obras apreendidas na Lava Jato que estão sob guarda do MON. Mais ou menos 50 delas se encontram atualmente em exposição. São trabalhos de artistas como Vik Muniz, Amilcar de Castro, Carlos Vergara, Daniel Senise, Heitor dos Prazeres, Di Cavalcanti e Iberê Camargo.

Vale lembrar que, neste sábado (3.10), começa a Bienal Internacional de Curitiba, com exposições e instalações no MON e diversos outros espaços culturais da cidade (veja a programação completa no site da Bienl http://bienaldecuritiba.com.br)

O tema deste ano é “Luz do Mundo”. O título vem do romance homônimo do finlandês Halldór Laxness, Prêmio Nobel de 1957. Escrevendo em um país insular do fim de mundo ao norte, hoje um emblema da condição climática, sem esquecer que o mundo é um lugar duro e áspero, Halldór Laxness defendeu o poder da beleza, para ele a ideia central que move a poesia.

A Bienal de Curitiba vai até seis de dezembro (6.10).

Mais de Cultura