Com passe em dados globais de streaming da primeira temporada de algumas das séries mais assistidas da plataforma, a Netflix descobriu o episódio “gancho” que te fez viciar em Sense 8, devorar Breaking Bad e fazer maratonas e maratonas de Dexter – isso só para mencionar alguns dos conteúdos mais populares.
Leia mais: Netflix confirma segunda temporada de “Narcos” para 2016
De acordo com a pesquisa, o primeiro episódio não é o mais importante. A maior parte do engajamento acontece por volta do terceiro episódio e não no piloto, ao contrário do que acontece na TV tradicional.
Segundo a Netflix, mensurar isso só é possível porque não há comerciais nem horário fixo: você consegue ver os fãs surgindo quando eles podem assistir a uma temporada completa no seu ritmo.
“Isso nos dá confiança de que disponibilizar todos os episódios de uma só vez para os nossos assinantes está mais alinhado em como surgem os fãs”, analisa Ted Sarandos, diretor de Conteúdo da Netflix.
No infográfico ao lado (dê zoom para ver melhor!), você vê os números globais em comparação com os brasileiros.
Os dados foram coletados a partir de contas de assinantes que começaram a assistir à primeira temporada das séries selecionadas entre janeiro e julho de 2015 no Brasil, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, México, Países Baixos, Noruega, Suécia, Reino Unido e EUA, e entre abril e julho de 2015 na Austrália e Nova Zelândia. O episódio definido como “gancho” é aquele que, ao ser assistido, levou 70% dos espectadores a completarem a temporada. Os episódios-gancho foram identificados primeiro por país; em seguida, foi calculada a média para chegar ao episódio-gancho global.