Top

Exposição de William Kentridge, inédita no Brasil, chega ao Inhotim

O artista sul-africano William Kentridge, referência nas relações entre desenho e imagem em movimento, ganha um espaço no Inhotim a partir de 1º de outubro.

Leia mais: Talento Joias comemora 25 anos com tour especial no Inhotim

A exposição temporária será no Galpão, espaço de 1.500 m² para montagem de obras de grandes dimensões, que recebe a videoinstalação “I Am Not Me, the Horse Is Not Mine” (2008). Composta por oito projeções monumentais, exibidas simultaneamente e em loop contínuo, a obra surgiu enquanto o artista produzia sua versão da ópera O Nariz, de Dmitri Shostakovich, para a Metropolitan Opera, em Nova York. A peça é baseada no conto homônimo de Nikolai Gogol, sátira ao período dos czares e crítica à hierarquia social em que o nariz de um oficial foge de seu rosto e assume uma patente superior à dele.

Kentridge mistura filme, teatro, desenho e stop motion. As obras refletem os desequilíbrios da sociedade sul-africana e a ambiguidade da própria origem do artista, que cresceu em uma família de judeus liberais em meio ao regime de segregação racial do Apartheid, vigente entre 1948 e 1994.

Outra novidade no instituto será a itinerante “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim”, apresentada na Galeria Fonte, com uma seleção de trabalhos de artistas brasileiros e internacionais de diversas gerações, nunca antes apresentada no Inhotim.

As novas exposições serão celebradas com o show da banda Bixiga 70, também no dia 1º de outubro, às 15h, no Palco Magic Square.

SERVIÇO:
Inauguração 2015 – Exposições temporárias
1º de outubro
Galpão: I Am Not Me, the Horse Is Not Mine, 2008 – William Kentridge
Galeria Fonte: “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim”
Os pavilhões podem ser visitados das 9h30 às 16h30. Visitas mediadas das 10h30 às 13h30.
Show Bixiga 70: às 15h, no Palco Magic Square. Entrada por ordem de chegada.
Horários de funcionamento do Inhotim: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Entrada: quarta-feira gratuita; terça e quinta-feira, R$ 25; sexta, sábado, domingo e feriado, R$ 40. Têm direito a meia-entrada crianças de 6 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes identificados, professores das redes formais pública e privada de ensino identificados e funcionários de empresas parceiras.

Mais de Cultura