Top

Carlos Motta abre retrospectiva em Nova York

Por Julia Clemente

Arquiteto, designer, surfista, canhoto, amante da vida e da natureza, Carlos Motta celebra 40 anos de carreira com uma grande retrospectiva em Nova York, na galeria “Espasso”, no bairro de Tribeca.

Em “Atelier Carlos Motta: 40 Anos”, o espectador se vê imerso no universo criativo, íntimo e emocional de um dos mais importantes designers brasileiros da atualidade. Seguindo uma ordem cronológica, a mostra apresenta um recorte histórico de sua produção desde os anos 1970 até os dias de hoje, exibindo criações que transitam entre os universos da arte e do design. Cinquenta de suas peças de mobiliário mais emblemáticas, 11 obras inéditas com edição limitada, criadas para a exposição, além de registros fotográficos e um trabalho em vídeo poderão ser vistos (veja algumas imagens na galeria de fotos).

Nascido em São Paulo, Motta encontrou na contracultura californiana dos anos 1970 – onde morou por três anos – no rock, no yoga, no surf e na responsabilidade social os elementos principais para a construção do seu eu criativo.

Este ambiente em ebulição como berço de formação, aliado ao forte respeito à natureza e a certeza do nosso compromisso em fazer parte dela, permeiam o discurso do arquiteto, que não hesita em afirmar que o amor e o sofrimento diário fazem parte da alma de suas criações.

Tendo intuição e coerência como fio condutor, Motta dialoga com questões atuais ao definir uma direção para seu trabalho. “A escolha da matéria-prima tem a ver com o momento em que estamos vivendo; a dificuldade em encontrá-la e transportá-la, e a maneira de causar o menor impacto possível influenciam na escolha. Porém, a concepção artística, o verdadeiro traço criativo, vem das influências da natureza”, explica. “A grande batalha é encontrar a generosidade, o respeito, o equilíbrio e a doçura para entender o outro, para educar um filho, ou para usar um pedaço de matéria-prima gerado pelo nosso planeta”, conclui.

Impossível não sair de lá um pouco mais apaixonado pela vida!

SERVIÇO:
Atelier Carlos Motta: 40 Years
Quando: A partir de 16 de setembro de 2015
Onde: ESPASSO (38 N. Moore Street, New York)

Mais de Cultura