Top

Projeto “Dentrofora” e mais no guia de exposições para setembro

A primeira edição do “DentroFora”, projeto com curadoria de Douglas de Freitas, ganha exposição na Galeria Sancovsky. A vernissage na noite desta quarta (02.09) é só para convidados, e a visitação para o público começa na quinta (03.09). Mas além dessa, diversas outras mostras já estão ou entram em cartaz este mês. Confira o guia de exposições que RG preparou para setembro a seguir:

DENTROFORA
A Galeria Sancovsky apresenta a primeira edição do “DentroFora”, projeto com curadoria de Douglas de Freitas, a partir de quinta (3.09) para o público em geral. A mostra fica em cartaz até 10 de outubro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e aos sábados, das 10h00 às 18h30.
A série de exposições nasceu de uma pesquisa em torno da Praça Benedito Calixto, com a proposta é criar uma conexão entre o espaço da galeria com elementos comuns ao espaço público da praça.
Oito artistas vão se apresentar em duplas; em quatro exposições que acontecerão durante dois anos. Cada mostra trará um elemento do cotidiano da praça. A primeira dupla é Bruno Faria e Fabio de Morais. Partindo de um olhar poético, eles criaram tendo como referência o comércio de livros e discos da tradicional feira de antiguidades.
O segundo andar da Galeria Sancovsky apresentará uma coletiva com obras de Bruno Brito, Caroline Valansi, Cezar Sperinde, Christiana Moraes, Fernanda Valadares, Guilherme Callegari, Guilherme Portela, Lucas Costa, Lucas Dupin, Marcos Fioravante, Nina Kreis, Raquel Stolf, Regina Johas, Ricardo Alves e Thaus Graciotti.

Leia mais: Abertura da exposição de Nelson Leiner na Galeria Vermelho; veja fotos

TRADUÇÕES: NELSON LEIRNER LEITOR DOS OUTROS E DE SI MESMO
“Traduções: Nelson Leirner leitor dos outros e de si mesmo”, com curadoria de Lilia Moritz Schwarcz, leva mais de 70 obras, de 1968 a 2015, para a Galeria Vermelho (Rua Minas Gerais, 350). A exposição tem como recorte a produção de Leirner lendo, interpretando e traduzindo a obra de 12 artistas como Duchamp, Matisse, da Vinci, Hirst e Kusama. A mostra fica em cartaz até 3 de outubro, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 11h ás 17h.

COLAGEM 55SP
A Galeria 55SP abre a exposição “Colagem 55SP” no Cartel 011 (Arthur de Azevedo, 517). Com curadoria de Julia Morelli, a mostra ocupa o Art Space do Cartel 011 com obras de artistas que integram o time da 55SP, como Joe Webb, Sara Hardacre, Maria Rivans, Dave Buonaguidi e Gustavo Amaral, e artistas convidados, como Adriele Paiva, Cholito Chowe e Zé Vicente. Em comum, todos apresentam trabalhos feitos a partir da técnica de colagem analógica e/ou digital. A visitação é gratuita, de segunda-feira à sábado, das 11h às 20h.

PORN ON GRAPHIC
O artista plástico Abidiel Vicente mostra sua incursão no canvas e no neon nas obras da exposição “Por on Graphic”, em cartaz na Micasa + VolB. Ao todo, serão expostos 16 trabalhos. A galeria fica na Rua Estados Unidos, 2109. A visitação funciona das 10h às 19h.

HOUYHNHNMS
O paulistano Nuno Ramos expõe na Estação Pinacoteca de São Paulo a mostra HOUYHNHNMS. São mais de 20 obras, entre pinturas, relevos, desenhos e esculturas de grandes proporções, produzidas ao longo de nove meses. Com exceção de Cavaloporpierrô, já montada em 2014 no Instituto Iberê Camargo de Porto Alegre, todos os trabalhos apresentados são inéditos. Formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, Nuno é um renomado multiartista: pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor. A mostra tem visitação gratuita, que vai até 18 de outubro. A visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h30.

O INCÔMODO
A artista Paloma Bosquê está em cartaz com a exposição “O Incômodo” no instituto de arte e cultura Pivô. A mostra faz parte do “Hello.Again”, programa em que ocupa o térreo da instituição com uma série de esculturas em breu – espécie de resina vegetal – , latão e mantas de chumbo. Os trabalhos permanecem no local até 19 de dezembro. A visitação é gratuita, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábados das 13h às 19h. O Pivô fica no Edifício Copan (Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54).

PÁGINAS VERMELHAS
Após se destacar na 31ª Bienal, o artista paraense Éder Oliveira faz sua primeira exposição individual em São Paulo. Com cerca de 10 obras inéditas, entre pinturas, objetos e fotografias, “Páginas Vermelhas” está em cartaz na Blau Projects (R. Fradique Coutinho, 1464) até o dia 3 de outubro. O artista tem um forte apelo político e social, e retrata rostos publicados como suspeitos nas páginas policiais de jornais de Belém, onde vive. A visitação funciona de terça a sábado, das 11h às 19h.

CORES DA ALMA
A exposição pontilhista “Cores da Alma”, da artista plástica Izabel Litieri, está em cartaz na Estação Santa Cecília, Linha 3 – Vermelha e permanece com visitação até o fim do mês, quando seguirá para a Estação Jardim São Paulo, Linha 1 – Azul. A visitação é gratuita aos passageiros do metrô e pode ser feita durante todo o horário de funcionamento da estação.
A mostra traz pinturas produzidas ao longo da carreira de artista, com temas relacionados à natureza, animais e paisagens. A paulistana Izabel é uma das principais pontilhistas do país, com diversas exposições no exterior.

ESPELHO DA ARTE – A ATRIZ E SEU TEMPO
A exposição “Espelho da Arte – A atriz e seu tempo” é uma emocionante homenagem à trajetória da namoradinha do Brasil, a atriz Regina Duarte. A mostra fica em cartaz até 4 de outubro, no Shopping Ibirapuera. Disposta em cenários que se ordenam cronologicamente e dividida por décadas, a expo multimídia conduz os visitantes por onze ambientes que apresentam trabalhos marcantes como Rainha da Sucata, Vale Tudo, as Helenas, do escritor Manoel Carlos, entre outros. A curadoria é do ator e artista plástico Ivan Bellangero. A visitação é gratuita, e acontece de terça a sábado, das 12h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h.

UNIVERSO DE TARSILA
A obra e a vida da pintora Tarsila do Amaral são tema da exposição “Universo de Tarsila”, em cartaz até 27 de setembro no Vão Central do Pátio Higienópolis. Com curadoria de Tarsilinha do Amaral, filha da artista, a exposição tem nove estações, seis delas sensoriais e três cenográficas. Uma das paredes é inclusiva, com obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeo com legenda em Libras (língua brasileira de sinais). A visitação acontece das 10h às 22h, de segunda a sábado, e domingos e feriados, das 14h às 20h.

O SOM DO SILÊNCIO
O argentino César Paternosto iniciou sua carreira como pintor de abstracionismo geométrico no início dos anos 1960. Mas não demorou a expandir as fronteiras formais e teóricas da pintura e converter suas criações em objetos, deixando de lado a apreciação frontal da obra. “Para podermos ver e compreender plenamente a obra, precisamos nos deslocar diante dela para descobrir o que está oculto nas laterais”, explica Flávio Cohn, curador da mostra individual do artista “O Som do Silêncio”, que começa no dia 13 de setembro, na Dan Galeria (Rua Estados Unidos, 1638). A exposição reúne 16 obras e duas esculturas, criadas especialmente para a ocasião. A visitação vai até 12 de outubro, e funciona de segunda a sexta das 10h às 18h, sábado das 10h às 13h.

Mais de Cultura