Top

“Espontâneos”, define Iron & Wine sobre shows no Brasil com novas canções

Por André Aloi

Guru folk da nova geração, o cantor americano Sam Beam (aka Iron & Wine) desembarca no Brasil nesta quarta (02.09) para se apresentar em São Paulo, no Cine Joia (na Popload Gig), e quinta (03.09) no Rio de Janeiro, no Sacadurra 154, pelo projeto Queremos – do qual RG é media partner.

“Meu concerto será solo acústico, só eu e o violão. Tende a ser mais espontâneo, tenho um setilist, mas se alguém pedir uma música, vou atender. Faço muito disso. Se eu lembrar como tocar, vou tocar”, brinca ele ele, comentando que a apresentação contemplará músicas novas, antigas, covers. “É mais sobre se conectar com o público, curtir a companhia de amigos”.

Talvez o nome do one-man-band não seja tão familiar, mas os ouvidos, com certeza devem ter ouvido “Flightless Bird, American Mouth”, trilha sonora da saga “Crepúsculo”.

O artista, que não lançava nada novo desde 2013, está em sua fase mais produtiva. E curtindo bastante este momento. “Há algumas coisas novas, peguei outras coisas do passado (para preparar o novo disco). Este ano, também lancei um álbum com Ben Bridwell, vocalista da banda Band Of Horses. Foi muito divertido. Terminei de mixar um CD de duetos com Jessica Hoop (tem até Dolly Parton), que também foi ótimo, e deve sair no próximo ano, assim como o novo do Iron & Wine”. O CD com Bridwell é o “Archive Series Volume No. 1″, lançado em fevereiro deste ano. “Muito ocupado”, ri.

“Foi a primeira vez que co-escrevi as canções de um disco”, diz, falando que o processo de composição e produção é sua parte favorita do trabalho. “Somos amigos (ele e Bridwell) de longa data, crescemos na mesma cidade. Ficamos quase um ano maturando esse projeto. O legal de ter feito esse disco é porque meio que fortalece a amizade, e foi como a nossa nasceu, apreciando música das outras pessoas. Estávamos confiantes em tocar juntos, e o CD foi gravado rapidamente. Em uma semana, já tínhamos tudo”, descreve.

Beam afirma que não consome tantas música quanto antes, quando era só um artista revelação. “O problema é que há muita música (na internet) que é difícil fazer com que as pessoas ouçam tudo, precisa de curadoria. Quando você faz isso da sua vida, fica cômodo. Você não consegue ficar muito tempo ouvindo música como antes. Mas tento ficar de olho”.

Para compor, o artista explica que não tem um ritual, mas adoraria ter. “O processo é divertido, não importa o que te impulsione. Coisas que você faz na vida (me ajudam), coreografia, tudo. Se torna uma obsessão quando você acha um assunto, seja sobre felicidade ou dor, é o que você faz”, comenta, revelando que ama música brasileira. “Já tive vizinhos brasileiros. Nunca estive ai, então vai ser especial para mim. Estou muito animado, amigos que tocaram no Brasil, adoraram”, pontua.

IRON & WINE EM SÃO PAULO
Quarta-feira, 2 de setembro, no Cine Joia
Endereço: Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade
Abertura das portas: 20h; horário show: 22h00
Classificação etária: 18 anos

RIO DE JANEIRO
Quinta-feira, 3 de setembro, no Sacadurra 154
Endereço: R. Sacadura Cabral, 147 – Saúde
Horário show: 21h
Classificação etária: 18 anos (de 12 a 17 anos somente acompanhado de um responsável legal)

AGENDA DE SHOWS
Depois do Brasil, no sábado (05.09) passa por Buenos Aires, na Argentina, e no domingo (06.09), faz show em Santiago, no Chile. Na próxima quarta (09.09), termina a leg latino-americana na capital do México. Este mês faz mais shows nos EUA e segue para a Europa.

Mais de Cultura