Top

Adriana Varejão expõe novas obras em galeria americana, em setembro

Artista plástica contemporânea das mais influentes do Brasil, Adriana Varejão criou novas peças da série “Polvo”, de 2013, para uma exposição na galeria Dallas Contemporarary. A exibição chamada “Indios Minimalistas”, sua segunda individual nos Estados Unidos, começa em setembro e segue até dezembro de 2015.

Para criar as telas, a artista procurou por pinturas faciais de nativos americanos, comumente usadas em combate. Também buscou informações sobre essas tribos indígenas americanas, com referência em trabalhos de  pintores do século XIX. Ela visitou instituições, como Peabody Museum of Archeology and Ethnology, na Universidade de Harvard, além dos museus Sid Richardson e Amon Carter Museums, próximos a Fort Worth, no Texas.

Leia mais: Escultura exposta nos jardins do Palácio de Versalhes causa polêmica

Em suas obras, Adriana trata de temas como o colonialismo, miscigenação e a cultura brasileira. Ao defini-la em suas publicações, a galeria rasga elogios a Adriana, dizendo que ela é uma das artistas mais consistentes da atualidade e também uma voz original da arte contemporânea.

Segundo a galeria, quando ela apresentou sua primeira exposição nos Estados Unidos, seu trabalho – que retrata a brutal colonização brasileira, a história do racismo, além da cultura da agressão sexual – inspirou os visitantes a refletirem sobre o mesmo conceito de violência nos Estados Unidos.

SÉRIE POLVO
Com mais de 60 peças, é fruto de uma pesquisa de forte caráter conceitual, desenvolvida ao longo de mais de 15 anos acerca da representação das cores de pele dos brasileiros e da maneira ambivalente como se define raça no Brasil.

 

Mais de Cultura