Categories: Cultura

“Ausência”, de Chico Teixeira, leva quatro Kikitos no Festival de Gramado

Share

Por Carol De Barba

“Ausência”, longa do cineasta Chico Teixeira, venceu o prêmio de melhor filme e outros três Kikitos no 43º Festival de Gramado – melhor diretor, melhor roteiro e melhor trilha musical.

Leia mais: “Olho – vídeo art cinema” apresenta títulos de grandes artistas contemporâneos

“Ausência” (2014), segundo trabalho do diretor do aclamado A Casa de Alice (2007), é um drama cotidiano, familiar, sexual e afetivo. Centrada na figura de Serginho, a trama criada por Teixeira se estrutura sobre diversos aspectos da vida do adolescente: o recém-adquirido papel de homem da casa, cuidando de sua mãe e de seu irmão mais novo; o trabalho na feira; sua amizade com Mudinho e Silvinha; e sua relação confusa, entre o sexo e o afeto, com o Professor Ney. O longa participou da Berlinale (Festival de Cinema de Berlim), foi Premiado no Festival do Rio 2014 com o Prêmio Especial do Júri e como Melhor Ator, para o jovem Matheus Fagundes.

RG conversou com Chico, que diz estar com uma sensação de reconhecimento muito grande. Melhor: sentindo-se abraçado por todos que viram e aplaudiram o melhor filme do ano. “A gente que trabalha com cinema, pelo menos eu que escrevo e dirijo, é como se fosse uma sanfona. Às vezes, você está muito isolado escrevendo. Às vezes, você fica angustiado, ou fica feliz. Os personagens tomam conta de você. E é um preenchimento, parece que você fica grávido das pessoas que você está escrevendo, mas muito só. Depois você passa para a filmagem, aquela loucura do set. Vem a edição, enfim, várias etapas. Quando você ganha um prêmio por algo que fez com tanto carinho, com tanto prazer, é uma certeza de não estar no caminho errado”, conta.

Quanto aos prêmios de melhor diretor e roteiro, Chico acredita que o segredo é acertar a mão. “Quando falo em mão, pensei numa imagem de cozinha. Tem vezes que você faz um arrozinho, um feijãozinho, fica tudo bom e você não sabe nem o motivo”, compara, usando a metáfora da gastronomia para explicar que há um esforço muito grande e íntimo para conseguir dar alma às palavras que colocou no papel. Isso só acontece quando ele está sozinho e concentrado no set. “Às vezes dá vontade de exagerar, mas perceba que no cinema menos é mais. Aquela tela enorme passa muita emoção”, comenta.

Apesar da felicidade com a premiação de “Ausência”, Chico já está com a cabeça em outro projeto. O cineasta finaliza o argumento de um novo filme que, por enquanto, leva o nome de “Dolores”. A história vai girar em torno de uma mulher por volta de seus 60 e poucos anos, que, segundo ele, já cumpriu todo o papel de mulher que a sociedade impõe – foi mãe, avó, trabalhou para se sustentar. Agora, aposentada, ela é livre para cuidar de si. “Ela não precisa dar satisfação a ninguém se tomou um porre, se ficou com uma pessoa uma noite qualquer… Acho que aí está a liberdade dessa mulher. Em vez de estar na fase ruim ela está no melhor momento da vida”, adianta.

O Festival de Gramado premiou, ainda Mariana Ximenes como melhor atriz por um “Um Homem Só”. O melhor ator foi Breno Nina, de “O Último Cine Drive-In”, outro filme a levar para casa quatro prêmios: melhor atriz coadjuvante (Fernanda Rocha), melhor direção de arte e prêmio do júri da crítica.

Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024