Top

Filho de Portinari palestra sobre a obra do pai em SP

O professor e escritor João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari (1902-1963), vai palestrar sobre a obra do pai – oportunidade única para quem é fã do pintor, considerado um dos maiores artistas brasileiros. O pano de fundo será a exposição “Portinari – A poética da modernidade”, com 35 obras emblemáticas e raramente exibidas, em cartaz na Galeria Almeida Dale. O evento está marcado para quina (06), às 19h – é gratuito, porém com vagas limitadas; inscrições pelo (11) 3882-7120.

Leia mais: Arte em SP: guia de exposições para o mês de agosto

Na primeira parte da palestra, João apresenta um filme em que vibram duas sinfonias brasileiras: uma pictórica, a outra musical, na qual mais de 200 obras do pintor são acompanhadas pelos grandes artistas, temas e gêneros da música brasileira, como Villa-Lobos, o chorinho, a música sertaneja, os mestres mineiros da música sacra, o cancioneiro popular de Marlos Nobre e Guerra Peixe.

Ao longo de mais de 30 anos, essa palestra viajou por todo o território brasileiro, de pequenos vilarejos de interior até as grandes capitais, assim como no exterior: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Áustria, Noruega, México, Argentina, Rússia.

A exposição de Portinari permanece em cartaz na Galeria Almeida Dale até o dia 15 de agosto, com visitação de segunda à sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h.

Mais de Cultura