Top

Fernando Meirelles dirige sua primeira ópera – com transmissão simultânea no cinema!

Fernando Meirelles (diretor de “Cidade de Deus”) vai dirigir sua primeira ópera. Trata-se do clássico “Os Pescadores de Perolas”, de Bizet. A estreia está prevista para o dia 9 de setembro, no Teatro da Paz, em Belem do Pará.

É claro que, sob a direção de Meirelles, a montagem não seria nos moldes tradicionais. O diretor criará uma narrativa que será contada tanto em cena (pelos tenores) quanto em filmes, transmitidos ao vivo via satélite para salas de cinema das principais capitais do Brasil, no dia 15 de setembro, às 20h.

“Transformei o libreto num roteiro com cenas divididas e vou filmar algumas passagens e misturar projeção com a encenação. Acho que teremos também mais mudanças de cenários do que o habitual. Fica a cargo do maestro, dos músicos e dos cantores encantarem a plateia com a música, meu trabalho é tentar fazer a história chegar até os espectadores. Se o cantor alcançará ou não o “dó” não será problema meu, se o personagem que ele vive não interessar a plateia terá sido culpa minha”, conta Meirelles sobre este trabalho. “Estou adorando a experiência, aprendi e senti qual é o barato do gênero”, completa.

Quando temporada da ópera terminar, ela será disponibilizada em VOD através do iTunes e Google Play. Os ingressos para os espetáculos começam a ser vendidos no dia 13 de agosto neste link (veja a lista de cinemas abaixo).

SOBRE A ÓPERA
É a obra da juventude do mestre francês Georges Bizet, sendo peça de repertório e o protótipo do período pré-impressionista da Escola Francesa. Em oposição ao título maduro de Bizet, Carmen, que procura dar cores espanholas à peça, Os Pescadores de Pérolas não envereda por esse caminho e não tenta colorir hipoteticamente o então Ceilão.

SALAS CONFIRMADAS PARA A EXIBIÇÃO
Brasília (Espaço Itaú)
João Pessoa (Cinespaço)
Curitiba (Espaço Itaú)
Curitiba (Cinépolis)
Rio de Janeiro (Cine Odeon)
Rio de Janeiro (Kinoplex)
Rio de Janeiro (Cinespaço)
Rio de Janeiro (Cinépolis)
Rio de Janeiro (Espaço Itaú)
Porto Alegre (Espaço Itaú)
Porto Alegre (GNC Cinemas)
Florianópolis (Cinespaço)
Santos (Roxy Cinemas)
São Paulo (Espaço Itaú)
São Paulo (Espaço Itaú)
São Paulo (Cinépolis)
São Paulo (Kinoplex)

Mais de Cultura