Top

Arte em SP: guia de exposições para o mês de agosto

Para felicidade dos amantes da arte em geral, o mês de agosto está repleto de exposições, com os mais diversos tipos de obra – pinturas, fotografias, esculturas e instalações.

RG fez um guia do que acaba de entrar em cartaz e de mostras bacanas programadas até o fim do mês. Veja as informações abaixo, confira a galeria de fotos e agende-se!

Heartbeats
A exposição do aclamado artista francês Christian Boltanski é composta por uma única instalação imersiva que ocupará o térreo do espaço da galeria Baró nos Jardins, em São Paulo. Essa é a primeira vez que o artista expõe em uma galeria na América Latina. A instalação é composta por 61 espelhos negros de tamanhos variados, uma lâmpada incandescente e um vídeo – é uma adaptação da obra “work In Progress” Les Archives du Coeur (Os Arquivos do Coração) que, desde 2005, vem percorrendo diversas instituições de arte coletando batimentos cardíacos de audiências ao redor do mundo. O trabalho – uma espécie de registro existencial universal, segundo o próprio artista – vai ganhando forma a medida que esses registros públicos vão sendo adicionados ao arquivo permanente do artista, instalado na remota ilha japonesa Teshima.
Onde: Baró Galeria (Rua da Consolação, 3417)
Quando: 3 de agosto a 12 de setembro
Visitação: de segunda a sábado, das 10h30 às 19h30

“20 anos de moda masculina de Mario Queiroz. Ruptura”
Como o nome revela, a exposição celebra os 20 anos de carreira do estilista doutor em Comunicação e Semiótica Mario Queiroz. A mostra gira em torno de três temas: vaidade, corpo e poder, apresentados em diversos looks – roupas, joias, calçados e acessórios que trazem como traço permanente de estilo o desrespeito aos limites impostos aos homens no século passado.
Onde: Senac Lapa (Rua Faustolo, 1347, Lapa)
Quando: 3 a 28 de agosto
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 15 horas.

Brasil Esculpido – 2
Escultores do Newton Santanna Atelier reúnem suas obras na exposição “Brasil Esculpido 2”. A mostra reúne 113 trabalhos de 24 profissionais, e reflete principalmente o resultado de um intercâmbio cultural com galeristas da Espanha e mestres especialistas em escultura em mármore, na Itália.
Onde: Espaço Acervo e Leilões, em São Paulo
Quando: de 5 a 19 de agosto
Visitação: de segunda a sexta, das 10 às 18h; sábado, das 11h às 15h.

Invento | As Revoluções que nos Inventaram
A exposição é uma espécie de museu de ciências feito por artistas, e reúne nomes como Andy Warhol, Bill Viola, Christian Bolstanki, Damián Ortega, Janet Cardiff e George Bures Miller, Julian Opie, Julius von Bismarck, Man Ray, Leandro Erlich, Nam June Paik, Panamarenko e Pedro Reyes, interpretando grandes invenções humanas, como avião, televisão e celular. A curadoria é de Marcello Dantas e Agnaldo Farias. Entre as obras, está o site-specific Crepúsculo (2015), de Christian Boltanski, uma instalação com 480 lâmpadas incandescentes que queimarão uma a uma, de hora em hora, até o final da mostra, numa alusão ao fim da comercialização deste tipo de bulbo.
Onde: Oca (Parque Ibirapuera)
Quando: de 5 de agosto a 4 de outubro
Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h

“O Papagaio de Humboldt”
A exposição é, na verdade, uma grande instalação sonora que resgata idiomas indígenas em risco de extinção. “O Papagaio de Humboldt” se inspira no mito do papagaio que o explorador e naturalista alemão Alexander von Humboldt adquiriu da tribo indígena caribe. A mostra rola no último andar da Oca, simultaneamente à expo “Invento | As Revoluções que nos Inventaram”.
Onde: Oca (Parque Ibirapuera)
Quando: 5 de agosto até 4 de outubro
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h

Del Mondo de Andy Summers – Inaguração Leica Gallery
A Leica Gallery São Paulo promove sua inauguração com a mostra do músico e fotógrafo inglês Andy Summers (guitarrista do The Police), e curadoria de Karin Rehn-Kaufmann. A exposição, composta por 42 imagens em preto e branco, feitas entre 1978 e 2014, apresenta registros da vida do artista em viagens que fez ao redor do planeta, evidenciando um estilo de fotografia de rua emotivo e atento.
Onde: Leica Gallery (Rua Maranhão, 600 – Higienópolis)
Quando: 6 de agosto a 5 de outubro
Visitação: terça-feira a sábado, das 11 às 19h.

Tempestade de Luz
Alfredo de Stéfano, fotógrafo mexicano, está acostumado a trabalhar com paisagens inóspitas. Viu nos lugares inabitáveis uma fonte de inspiração e passou por inúmeros desertos por todo o mundo, fotografando o local com intervenções de sua autoria. A coletânea de 16 dessas obras compõe a mostra individual, com curadoria de Jully Fernandes.
Quando: de 6 de agosto à 30 de setembro
Onde: Galeria de Babel, na Vila Modernista (Alameda Lorena, 1257, Casa 2)
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h

Natureza Geométrica
A exposição explora a geometria da natureza por dois pontos de vista. Nas Diretrizes dos Sábios, um time de artistas com mais de 60 anos que deixam há décadas suas assinaturas e geometrias nas artes e no design, como Zizi Carderari, Newton Mesquita, e Cristine Yufon. Nas Diretrizes dos Jovens, a natureza aparece na obra de jovens talentos como Francesca Alzati, Sergio Matos, Giuliana Lunardelli, Lorena Prado, Kadu Lopes e Luis Fronterotta.
Onde: by Kamy Maison (Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147)
Quando: de 11 a 16 de agosto
Visitação: de 11 a 14 de agosto, entre 10h e 19h; dia 15, sábado, das 10h às 17h e domingo, dia 16, de 10h a 14h.

ANIMA
Inspirada no espírito criativo da artista Lygia Clark, tendo sua obra Óculo, de 1966, como ponto de partida da mostra, a exposição faz parte da 4ª edição do Design Weekend (DW!). Com curadoria dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do estúdio Nada Se Leva, a La Lampe convidou um elenco inédito de artistas e designers para apresentarem que remetem às unidades atômicas ou simples matéria transformada em poesia. Entre as atrações, a grande obra Criatura, de Alessandra Clark, do estúdio Mameluca, neta de Lygia.
Onde: Showroom La Lampe (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1258)
Quando: de 12 a 16 de agosto
Visitação: segunda a sexta, das 9h40 às 19:00; sábados, das 10h às 14h.Tempestade de Luz

Confluentia
O croata Petar Hrvoje, conhecido por utilizar o concreto como elemento principal na construção de suas obras, expõe pela primeira vez no Brasil. Confluentia – do latim que originou a palavra confluência – desconstrói os caminhos normais de uma exposição, eliminando dela a tela e o papel e reconstrói com a firmeza do concreto esse caminho.
Onde: Fashionroom SP (Rua Estados Unidos, 388)
Quando: de 12 a 28 de agosto
Visitação: de segunda a sexta das 10h às 19h

Alair Gomes: Percusos
Pioneiro na fotografia homoerótica no país, o fotógrafo Alair Gomes (1921- 1992) retratou, entre os anos 1960-80, homens atléticos na orla da Zona Sul carioca, na praia de Ipanema, e no trabalho, além de registros do Carnaval do Rio de Janeiro e dos hippies, no Centro de São Paulo. A exposição tem curadoria de Eder Chiodetto, e contará com seis obras – uma série de retratos, provenientes de coleções particulares e quase inteiramente inéditas ao público brasileiro.
Onde: galeria Bergamin & Gomide, durante a SP-Arte/Foto (JK Iguatemi)
Quando: 20 a 23 de agosto, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo
Visitação: de segunda a sexta, das 10 às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h

“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música”
A mostra inédita da artista Claudia Melli exibe uma instalação de 26 metros composta por 37 peças de nanquim sobre vidro, em tamanhos variados, unidas de maneira linear, ocupando toda a extensão da galeria. A inspiração vem da linguagem corporal, tendo como referência os movimentos de Pina Baush, corógrafa e bailarina alemã, ícone e criadora da “dança-teatro” contemporânea.
Onde: Galeria Eduardo Fernandes (Rua Harmonia, 145, Vila Madalena)
Quando: 24 agosto a 17 de outubro
Visitação: de terça a sexta-feira das 10 às 19h, sábado das 11 às 15h

Mais de Cultura