Top

Arte em SP: guia de exposições em cartaz na cidade

São Paulo está cheia de novidades nas galerias de arte e museus. Por isso, preparamos um guia com as principais exposições em cartaz na cidade. Boas dicas para aproveitar já neste final de semana.

Leia mais:Galeria Luis Maluf recebe exposição fotográfica de Junior Lima, em SP

A PAISAGEM NA ARTE: 1690-1998 | artistas britânicos da coleção da Tate
A exposição começa neste sábado (18), na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A chegada da mostra internacional celebra a parceria entre Tate e Pinacoteca, no ano de comemoração dos 110 anos deste que é o museu de arte mais antigo de São Paulo. Com curadoria de Richard Humphreys, reúne mais de 100 obras de grandes artistas topográficos e clássicos do século XVIII, dos românticos, pré-rafaelitas e dos impressionistas do século XIX até os pioneiros modernistas do século XX contemporâneos das últimas décadas – uma visão fascinante do desenvolvimento histórico e cultural da Grã-Bretanha, no contexto das forças literárias, filosóficas, políticas e sociais que moldaram o crescimento do país ao longo de quase três séculos.

Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h30. Entrada gratuita. Em cartaz até 18 de outubro.

CIRCUS NATURAE
A Galeria Choque Cultural apresenta a partir deste sábado (18) a exposição “Circus Naturae”, de Rafael Silveira. O artista explora um olhar brasileiro que vai além dos clichês da identidade nacional, em uma série inédita composta por cerca de 15 obras, entre óleo sobre tela e óleo sobre madeira, e convida o público a um passeio por paisagens oníricas e abertas a diferentes significados.

Visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. A entrada é gratuita. Em cartaz até 12 de setembro.

OCUPAÇÃO Elomar
O Itaú Cultural inaugura a 25ª Ocupação da série, homenageando o artista Elomar, neste sábado (18). A exposição é inédita e traz à tona registros e sensações nunca antes exploradas em qualquer mostra sobre o cancionista baiano, tendo em vista a aversão dele à mídia. O compositor era chamado de príncipe da caatinga, e trovador do sertão, pelo poeta Vinícius de Moraes, há mais de 40 anos em descrição que permanece atual. Peão, vaqueiro, arquiteto, cantor, violeiro, compositor, esse filho de Vitória da Conquista, na Bahia, gosta mesmo é de viver na caatinga, a região mais áspera dos sertões brasileiros. É lá que passa os dias cuidando das criações de gado e gerando obras magistrais. Produz óperas, antífonas, peças sinfônicas, concertos para piano e orquestra, e para violão solo, além de compor o seu amplo cancioneiro primoroso, parte dele registrado em 16 álbuns.

Visitação até 23 de agosto, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Entrada gratuita.

ARTE DA FRANÇA: de Delacroix a Cézzanne
A mostra lança um novo olhar sobre sua famosa coleção de arte francesa, reunindo grandes nomes, como Renoir, Degas, Picasso, Toulouse-Lautrec, Manet e Monet. Ao lado das obras, serão expostos documentos e fotografias do arquivo do museu, resgatando curiosidades e fatos inéditos sobre elas. É o caso da reportagem de um jornal suíço, que narra um fato trágico sobre a menina loira da tela Rosa e azul (As Meninas Cahen d´Anvers), de Renoir, uma das mais estimadas do público paulistano e brasileiro. A curadoria é de Adriano Pedrosa, Eugênia Gorini Esmeraldo e Fernando Oliva.

A exposição fica no primeiro andar do MASP, com visitação de terça a domingo, 10h às 18h, quinta-feira, das 10h às 20h. Ingressos a R$25,00 (entrada) e R$12,00 (meia-entrada), com entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo, e às quintas-feiras, a partir das 17h. Em cartaz até 25 de outubro.

Mais de Cultura