Top

Exposição CLICHÊ/RIO traz fotografias da cidade maravilhosa inspiradas na literatura brasileira

Lugares comuns do Rio de Janeiro em cliques inspirados na literatura brasileira. Esse é o tema da exposição CLICHÊ/RIO, do fotógrafo Edu Simões, que abre nesta segunda (13.07), em São Paulo, na Galeria Marcelo Guarnieri.

Sombras Secas: livro e expo de Marcelo Greco no MIS

As 36 imagens que compõem a exposição foram produzidas entre os anos 2000 a 2014, durante visitas pessoais e profissionais de Simões à cidade carioca. Nas fotos, todas em preto e branco, ele retrata os lugares comuns da cidade transformados a partir da inspiração na literatura de autores brasileiros como Clarice Lispector, Carlos Heitor Cony, Rubem Braga, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Millôr Fernandes.

“O Rio de Janeiro é uma das cidades mais fotografadas do mundo. Existe uma fórmula de se ver o Rio, por meio das alegorias do Carnaval, das praias, das belezas naturais. O meu desejo, nesta exposição, é mostrar outros espaços inimaginados”, explica Simões.

A galeria Marcelo Guarnieri fica na Alameda Lorena, 1966, Jardins. A exposição fica em cartaz até 10 de agosto, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Mais de Cultura