Top

25 anos sem Cazuza: “saudade”, dizem Bebel Gilberto e Marina Lima

https://youtu.be/35-oHUffpTo

Por André Aloi
Colaborou Jeff Ares

De uma infinidade de músicas do cancioneiro de Cazuza (1958 – 1990), uma das que mais se destaca é “Preciso Dizer que te Amo”, um clássico oitentista. A composição da música aconteceu em uma fazenda em Petrópolis nos idos da década de 80, quando Cajú se juntou a Bebel Gilberto e André Palmeira Cunha, o Dé.

Em uma demo (retirada de uma fita K7) dá para se ouvir o clima descontraído da gravação. Essa fita havia sido enviada a Marina Lima, a primeira a gravar a faixa e lançá-la no disco “Virgem”, de 1987. Na gravação, a ambientação tem Cazuza pedindo silêncio, chamando, então, Bebel, para cantar a música.

A canção rendeu a eles o prêmio de “melhor canção pop-rock”, concedida pelo Prêmio Sharp de Música, referente àquele ano. Depois de Marina, uma infinidade de artistas fizeram suas versões, como Léo Jaime, Pedro Camargo Mariano, Cássia Eller, Emílio Sangtiago, Jay Vaquer, além da própria Bebel, que gravou duas vezes.

RG foi atrás de Bebel e Marina para que falassem sobre sua relação com o músico. Abaixo, a transcrição:

BEBEL GILBERTO
“Caju era a pessoa mais divertida que se poderia ter a sua volta. Bom de papo, adorava uma praia, uma boa letra, uma linda voz, adorava viver.. Nossa que saudade que ele faz!!!”.

MARINA LIMA
“O que posso dizer é que, como poeta, ele foi único no Brasil. Chegou com tudo pra romper barreiras, preconceitos, toda e qualquer caretice que ainda reinasse ao redor. Uma grande figura, importantíssima de minha geração, e que, como Renato Russo, também foi levado por essa praga da aids. Esses grandes talentos não esperavam nunca por isso, serem pegos por uma doença que, além de tudo, vinha pra alimentar tanto falso moralismo…um retrocesso que ia contra tudo que eles pensavam e queriam. Sinto muita saudade dessas figuras da minha geração, cheias de talento, vida e coisas a dizer. É isso”.

Mais de Cultura