Top

Doc “Fresh Dressed”, sobre hip hop e moda, estreia no Brasil

Kanye West e Pharrell Williams estão entre os entrevistados do documentário “Fresh Dressed”, que estreia no Brasil nesta sexta (3), às 21h, no CineSesc, dentro da programação do 7º In-Edit Brasil (Festival Internacional do Documentário Musical).

O filme mostra a influência da moda do hip hop no início dos anos 80, quando jovens negros da periferia começaram exibir roupas de marca de alta costura. Foi assim que o Hip Hop imprimiu em seu estilo a ostentação e um certo ar de vingança contra o establishment branco americano. Para contar os detalhes de todo este fenômeno, “Fresh Dressed” traz estilistas, colecionadores, músicos, marqueteiros entre outros personagens.

O grande homenageado do In-Edit é o diretor Murray Lerner, que apesar de não vir ao Brasil conversou com RG (leia a entrevista). O festival vai até 12 de Julho, no CineSesc, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Matilha Cultural, em São Paulo.

Outra estreia de destaque é “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 1994”, de Ricardo Alexandre. O Banguela Records, um selo independente criado pelos Titãs ao lado do produtor Carlos Eduardo Miranda, com financiamento e distribuição da gravadora Warner Music, teve história curta e marcante, lançando os Raimundos (o primeiro disco de ouro de um selo indie no Brasil), Mundo Livre S/A, Little Quail & The Mad Birds, Maskavo Roots e Graforreia Xilarmônica, além do projeto paralelo dos titãs Branco Mello e Sergio Britto, o barulhentíssimo trio Kleiderman, entre outros.

FILMES INTERNACIONAIS

O festival traz uma seleção com 30 títulos internacionais inéditos no circuito comercial. Um dos destaques desta edição é o documentário Mr. Dynamite: The Rise of James Brown, do aclamado diretor Alex Gibney – vencedor do Oscar de melhor documentário em 2007 – e produzido por Mick Jagger. O filme mostra o início da carreira de Brown até seu envolvimento com a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, com entrevistas e imagens inéditas.

COMPETIÇÃO NACIONAL

A competição nacional apresentará 5 títulos de longa-metragem nesta edição. O vencedor entrará no circuito In-Edit de festivais. São eles: “Eu sou Carlos Imperial”, filme de Renato Terra e Ricardo Kalil, que mostra a figura de Carlos Imperial, criador de programas de televisão, um dos pioneiros do Rock’n’Roll no Brasil, compositor de grandes sucessos e que lançou as carreiras de Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Ronnie Von, entre outros; “My name is now, Elza Soares”, de Elizabete Martins Campos, um retrato visceral, lúcido, forte e sincero de uma das maiores cantoras do país; “Samba e Jazz”, de Jefferson Mello, que traça um paralelo entre o Samba do Rio de Janeiro e o Jazz de New Orleans através do carnaval; “Yorimatã”, do diretor Rafael Saar, sobre Luli e Lucina, que formaram uma das duplas mais criativas e talentosas da música popular no Brasil; e “Premê, Quase Lindo”, filme de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes, sobre a banda Premeditando O Breque, ícone da vanguarda paulistana que está há 40 anos na estrada.

O evento traz ainda debates, sessões ao ar livre, encontros, Cinema da Vela, shows, dj session, além de feira de Zine e feira de Vinil. Veja a programação completa no site do festival.

Mais de Cultura