Top

Flip começa com homenagem a Mário de Andrade

O italiano Roberto Saviano, que prometia ser o principal nome da 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), cancelou sua vinda em cima da hora. Apesar da decepção de quem ansiava em ver o jornalista jurado de morte pela Máfia, a festa trocou sua conferência de abertura por uma conversa sobre seu homenageado, Mário de Andrade, que tem tudo a ver com os acontecimentos das últimas semanas.

“As margens de Mário” está marcada para começar às 19h desta quarta (1º). Entre os temas discutidos está a polêmica a respeito da orientação sexual de Mário. A homossexualidade do autor foi descoberta recentemente, revelada em uma carta para o escritor e poeta Manuel Bandeira. Faz todo sentido já que, em seu site, a própria festa comenta que “a sua vida e obra parecem ter antecipado discussões atuais, que a Flip pretende pautar e atualizar em sua edição 2015”.

O pontapé inicial da Flip terá três participantes: a ensaísta argentina Beatriz Sarlo, a crítica e professora da USP Eliane Robert de Moraes e Eduardo Jardim, autor de uma biografia sobre o homenageado.

Mário de Andrade também é o assunto da conferência de encerramento da Flip, no domingo (5), às 14h. “Mário de corpo inteiro” será ministrada pelo músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik.

Dentre a imensa lista de autores que participa da Flip, outro nome de destaque é o escritor e ativista queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, que disputou o Prêmio Nobel da Literatura com Mário Vargas Llosa, em 2010. Ele celebra na feira a chegada ao Brasil das primeiras versões de suas obras traduzidas para o português. O livro de memórias “Sonhos em tempo de guerra” e “Um grão de trigo”, sobre a idependência do Quênia.

A programação completa da Flip está disponível no site da festa. Os ingressos para participar das conferências estão esgotados, mas o canal Arte1 vai transmitir ao vivo todas as mesas de discussão. A exibição será online por este link.

Mais de Cultura