Top

Christian Rosa, estrela em ascenção das artes plásticas, abre expo em São Paulo

“Mais que nada – More than nothing” é a primeira exposição do artista carioca radicado em Viena Christian Rosa no Brasil. As pinturas podem ser vistas a partir desta quarta (1º), na galeria White Cube, com visitação de terça a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 17 horas.

Christian é considerado uma estrela em rápida ascensão no mercado internacional. Formado em 2012 pela Academia de Belas Artes de Viena, já realizou duas exposições na White Cube de Londres, participou de individuais na Itália e Alemanha e integrou coletivas em Nova Iorque e na Bienal de Veneza. Como produz poucas obras por ano, há uma longa fila de colecionadores em todo o mundo à espera de seus trabalhos.

A pintura de Rosa é guiada “pelo acaso e por uma confiança instintiva na energia contida em movimento físico e fracasso”, avalia a curadora argentina baseada em Londres Gabriela Salgado, da White Cube Londres.

Rosa foi um atleta até os 18 anos, quando sofreu um acidente que quase o deixou paralítico. Abandonou o skate, começou a se arriscar com a máquina fotográfica e tornou-se um bem sucedido fotógrafo de moda. Aos 22, foi aceito na Academia de Belas Artes porque o professor desejava um aluno que não soubesse sequer desenhar. “Eu era uma tela em branco”, resume o artista, que embora reconheça uma vaga semelhança visual com o trabalho de Cy Twombly, rechaça a comparação: “O resultado pode até lembrar, mas o trabalho de Twombly é baseado em método; o meu, em erros. Sou influenciado pelo trabalho de amigos artistas, por grafites e referências urbanas, por meus sonhos e meus constantes deslocamentos. Essa angústia de estar em todos os lugares e em lugar nenhum.”

A exposição fica em cartaz na galeria White Cube (Rua Agostinho Rodrigues Filho, 550, na Vila Mariana) até 22 de agosto.

Mais de Cultura