Top

História, moda, música e dança na exposição Bailes do Brasil; veja fotos

A história da moda e do país é retratada em registros de momentos de celebração e festa na exposição Bailes do Brasil, no Solar Marquesa de Santos. O acervo multimídia, que reúne imagem, som e vídeo, tem a curadoria de Ricardo Feldman e do estilista Jum Nakao. Clique na seta e veja algumas imagens que integram a mostra (use o zoom para ainda mais detalhes!).

Moda, música e dança se unem nas obras da exposição, que abrangem um período que vai desde o final do século 19 até os dias atuais. Os curadores selecionaram mais de 200 fotos de profissionais nacionais e internacionais, como Thomaz Farkas, Vania Toledo, Luiz Carlos Barreto, Otto Stupakoff, Maureen Bisilliat e Pierre Verger. A seleção musical foi produzida a partir de pesquisa sobre aspectos rítmicos brasileiros. Há também três videoinstalações com figurinos escolhidos exclusivamente por Jum Nakao para esses ambientes.

Até o local tem tudo a ver com a temática: o Solar é um raro exemplar de residência do século 18 e, como lar da nobre Domitila de Castro Canto e Melo, sede de alguns dos eventos mais elegantes de São Paulo na época.

A exposição Bailes do Brasil está em cartaz no Solar Marquesa de Santos (Rua Roberto Simonsen, 136, Sé), de 28 de junho a 25 de outubro, com visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Mais de Cultura