Top

MASP reconstrói projeto de Lina Bo Bardi para exposição Arte da Itália

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) abre a exposição “Arte da Itália – de Rafael a Ticiano” a partir desta sexta (26). As obras selecionadas compõem o mais significativo conjunto de arte italiana do hemisfério sul, e ganharão expografia baseada em um antigo projeto de Lina Bo Bardi.

A mostra reúne parte coleção de arte italiana do MASP. O recorte vai do século 13 ao 18, passando pelo período Medieval, Renascimento e Barroco, e inclui artistas como Rafael Sanzio, Andrea Mantegna, Giovanni Bellini, Jacopo Tintoretto, Sandro Botticelli, Ticiano Vecellio e Alessandro Magnasco.

Ao lado das pinturas, na mesma parede, são mostrados documentos e fotografias sobre doações, aquisições, empréstimos, atribuições e exposições, parte dos arquivos histórico e fotográfico do museu. O interesse é considerar a obra não apenas no contexto da história da arte, mas também em sua relação com o MASP, São Paulo e o Brasil.

A expografia, que reconstrói um projeto de Lina Bo Bardi do final da década de 1950, aponta para outra boa notícia: a retomada dos incônicos cavaletes de vidro criados pela arquiteta. Sem uso desde 1996, eles voltarão no final do segundo semestre de 2015.

Arte da Itália fica em cartaz de 26 de junho a 20 de setembro. O MASP fica na Avenina Paulista, 1578. Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h; e quinta, das 10h às 20h. A entrada é gratuita na terça, das 10h às 18h, e quinta, das 17h às 20h.

Mais de Cultura