Top

ALERTA DE SPOILER – Novidades para quem se recusa a acreditar no destino de Jon Snow

Se você está lendo esta matéria, é porque provavelmente se recusa a processar o acontecimento que deixou os fãs de Game of Thrones estarrecidos no final da 5ª temporada da série. Jon Snow está mesmo morto? Pois bem. Selecionamos os principais indícios para reforçar a tese de quem ainda não perdeu as esperanças. Vamos a eles:

Na terça (23), a HBO anunciou quem estará no painel de Game of Thrones na Comic-con, em 10 de julho. Alfie Allen (Theon/Reek ), John Bradley (Samwell Tarly), Gwendoline Christie (Brienne of Tarth), Liam Cunningham (Sir Davos Seaworth), Natalie Dormer (Margaery Tyrell), Conleth Hill (Varys), Hannah Murray (Gilly), Sophie Turner (Sansa Stark), Carice van Houten (Melissandre) e Maisie Williams (Arya Stark). Ou seja, nada de Kit Harrington (Jon Snow). O que é bem estranho, já que todos os personagens mortos em temporadas anteriores estavam na mesa (Rose Leslie e Pedro Pascal, em 2014, e Jason Momoa, em 2013, por exemplo). Repare em outra ausência: ninguém dos bastidores está na mesa. Nem o autor George R.R. Martin, que está concentrado no sexto livro (The Winds of Winter), nem os criadores da série D.B. Weiss e David Benioff. Quer dizer: nenhuma das grandes forças criativas por trás do roteiro da série estará lá para responder perguntas sobre Jon Snow.

Outra pista: o pôster da morte memorável da temporada. Se, teoricamente, os posters “Beatiful Death” (encomendados pela HBO à agência 360i em parceria com o artistas Robert Ball) retratam com singular beleza as mortes mais icônicas da história, por que cargas d´água a arte do episódio final da 5ª temporada homenageia Stannis Baratheon? A morte mais icônica não seria a de Jon Snow?

Antes da última pista, vale um alerta de spoiler para quem não lê os livros.

Há um novo personagem misterioso no elenco da 6ª temporada. Um “lendário lutador”, ator indefinido, com a seguinte descrição: “um homem entre 30 e 40 anos, grande espadachim, que carrega uma famosa espada em suas costas, etc., etc., etc.”. Especula-se que a vaga seja para sir Arthur Dayne, a Espada da Manhã. Arthur morreu muito antes do tempo em que se passam os primeiros eventos do livro. Ele fazia parte da Guarda Real no reinado dos Targaryen, portanto, lutou contra os nortenhos defendendo o Trono de Ferro. Como Dayne está morto, suspeita-se que sua volta seja para flashbacks desse momento – especificamente o ponto em que Ned quase salva sua irmã Lyanna das garras de Rhaegar. Lyanna padece, mas deixa um misterioso pedido para o chefe do clã Stark. Essa promessa, acreditam muitos leitores, é proteger e preservar a identidade do bebezinho que estava com ela, fruto do traumático relacionamento com Rhaegar, e o tal Targeryan das profecias, digno de ressurreição: Jon Snow.

Será? Provavelmente só saberemos no ano que vem, mas não custa ter fé na volta do Lorde Comandante da Patrulha da Noite mais gato dos Sete Reinos.

Mais de Cultura